• 21/11/2024

Pesquisa aponta sintoma da covid-19 mais comum do que febre e tosse

Os pesquisadores alertam sobre a necessidade de estar atento à anosmia para suspeitar da infecção pelo novo coronavírus

A anosmia, nome dado à perda temporária de olfato e paladar, é o maior indicativo de uma pessoa está infectada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). É isso que concluiu uma nova pesquisa feita na Inglaterra e divulgada nesta semana no jornal científico PLOS One. Com isso, o sintoma supera outros já conhecidos da covid-19, como a febre e a tosse.

Na análise, foram estudados 590 pacientes que perderam o olfato em algum momento em 2020 e a descoberta foi que 77,6% deles tinham anticorpos para o novo coronavírus. Ou seja, esses pacientes tiveram a covid-19 em algum ponto deste ano.

Leia também   Planos de saúde têm comercialização suspensa a partir de hoje

A perda de olfato acontece porque o vírus tende a infectar áreas como o fundo do nariz e a garganta, uma vez que trata-se de uma doença respiratória infecciosa que tem nariz e boca como principais portas de entrada no organismo.

No estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade College London (UCL). entre os participantes que tinham anticorpos, 40% não apresentaram nenhum outro sintoma da covid-19.

Os pesquisadores alertam que, apesar de muitos pensarem na covid-19 como uma doença que causa febre e tosse acima de tudo, é importante estar atento à perda do olfato no dia a dia sem estar com coriza ou “nariz entupido”.

Leia também   Adasa extingue tarifa mínima cobrada pela Caesb no Distrito Federal

“A perda aguda do sentido do olfato precisa ser considerada globalmente como um critério de auto-isolamento, teste e rastreamento de contato”, diz, em comunicado, Rachel Batterham, pesquisadora da divisão de medicina da UCL.

Uma das principais limitações do estudo é que os pesquisadores analisaram pacientes que tiveram quadros leves da covid-19. Em casos graves, o comportamento da doença no organismo humano pode ser, de algum modo, diferente.

Ainda assim, não é a primeira vez que a perda de olfato é reportada em um estudo como um dos principais sintomas da infecção pelo novo coronavírus. Uma pesquisa da King’s College London estimou que 60% das pessoas que têm a covid-19 perdem olfato e gosto temporariamente.

Leia também   Anvisa libera retomada de testes de vacina da Oxford
(Portal Exame)

Read Previous

5 séries para maratonar nos streamings durante o fim de semana

Read Next

Lei reforça cuidado com a população carente