• 21/11/2024

Fiocruz diz que espera começar a produzir vacina Oxford-Astrazeneca contra Covid no início de 2021

A Fiocruz espera começar a produzir no início do ano que vem e disponibilizar até março de 2021 a vacina contra Covid-19 resultado de uma parceria com a AstraZeneca, segundo a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima.

Veja também

A partir de hoje, radar fixo ou portátil não poderão ficar escondidos

A parceria com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford e a encomenda tecnológica para produzir a imunização já foram firmadas. Para se tornar realidade, a vacina ainda depende de aprovação e certificação da Agência de Vigilancia Sanitaria (Anvisa).

“Nossa expectativa é encaminhar todo esse processo da vacina que precisa ter a validação da pesquisa (até o primeiro trimestre). Entre os meses de janeiro e fevereiro estaremos na produção”, disse a presidente da Fiocruz a jornalistas ao se referir à vacina da AstraZeneca, em um cerimônia de inauguração de uma pira em homenagem aos mortos por Covid-19.

Leia também   Geral Ninguém acerta as seis dezenas na Mega-Sena nesse sábado

Ela só será apagada quando houver vacina ou remédio contra a doença e foi instalada no Cemitério da Penitência, na região portuária do Rio.

“Temos toda a esperança que possamos ter no primeiro trimestre de 2021 esse processo de imunização como um dos instrumentos importantes para lidar com essa pandemia“, adicionou.

A Anvisa vai acompanhar todo o processo de produção da vacina o que deve agilizar a aprovação da utilização. O início da produção estava previsto inicialmente para dezembro deste ano.

Em paralelo à parceria com a AstraZenec, a Fiocruz realiza testes com animais para desenvolver a própria vacina contra a doença. Esses testes têm sido bem-sucedidos, segundo a Nísia Lima, e devem ser ampliados em breve.

Leia também   Quarta dose da Pfizer reduz risco de contrair Covid, diz estudo

“Estamos trabalhando diariamente com mais força do que nunca para oferecer uma esperança que venha da ciência“, disse ela.

A Fiocruz acredita que a vacina contra a Covid-19 terá vários fornecedores para atender uma população global de bilhões de pessoas.

(Reuters)

Read Previous

Empreendedores do DF serão capacitados gratuitamente

Read Next

Ana Maria chora e diz que está moída após morte de Tom Veiga