Duas gerações de comerciantes que marcaram a história de Brasília foram homenageadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) na última quinta-feira (24), recebendo a mais alta honraria da entidade: o Troféu O Mascate. O pioneiro Mitri Moufarrege, um libanês que fundou a primeira fábrica de refrigerantes na nova capital antes mesmo da sua inauguração, e José Aparecido Freire, empresário do ramo de papelaria há mais de três décadas e atual presidente do Sistema Fecomércio-DF, agora se juntam ao seleto grupo de personalidades reconhecidas por sua contribuição ao comércio brasileiro.
As honrarias foram entregues pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros, que enfatizou: “A CNC está fazendo justiça ao Mitri e ao José Aparecido, ao afirmar que as homenagens devem ser realizadas em vida, para que aqueles que serviram à comunidade saibam que reconhecemos seus esforços.”
A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu durante a reunião da diretoria da Fecomércio-DF, que contou com a presença de presidentes de sindicatos, diretores da CNC, além de representantes do Sesc-DF e do Senac-DF. “Esta mesa representa a luta pela defesa do empresário brasileiro”, declarou Moufarrege, que é membro fundador e conselheiro da Fecomércio-DF. “Vocês plantaram nossa semente em solo fértil. Aqui está a prova de que uma grande árvore cresceu, agora oferecendo frutos aos grandes empresários”, concluiu, emocionado, o libanês de nascimento e brasileiro de coração, como destacou em seu discurso.
Aparecido expressou sua gratidão pelo prêmio e pelo apoio da Confederação ao Sistema Comércio do Distrito Federal. “É uma enorme satisfação poder contribuir para o progresso de nossa capital e do nosso país. Graças a vocês, em três anos conseguimos tirar a Federação e o Senac-DF da condição de aluguel, e amanhã estaremos inaugurando nossa nova e moderna sede, trazendo pela primeira vez nossas unidades para a Asa Norte. Agradeço também a presença e participação do presidente Tadros e de seus diretores em nossa reunião”, finalizou o presidente da Fecomércio-DF.
Troféu O Mascate
Instituído pela CNC e pelo Departamento Nacional do Senac em 1964, o prêmio Mascate representa a figura do pioneiro que, antes do advento do trem e das rodovias, levou as primeiras marcas de civilização ao interior do Brasil. Ao realizar as primeiras vendas a crédito, em prestações e diretamente nas residências, o mascate foi um precursor do comércio moderno. Atualmente, essa figura é simbolizada por uma escultura em bronze do artista Honório Peçanha.
O nome “Mascate” tem origem em uma cidade homônima, com 40 mil habitantes, situada no mar de Omã, na entrada do Golfo Pérsico, reconhecida como um vibrante centro comercial. A expressão passou a designar os imigrantes que vendiam uma variedade de produtos pessoais e domésticos em regiões remotas do Brasil. A primeira edição do prêmio ocorreu no Dia do Comerciante, em 16 de julho.
Estiveram presentes na reunião de diretoria da Fecomércio-DF a diretora-geral executiva da CNC, Simone Guimarães; o vice-presidente financeiro, Leandro Domingos; o chefe de gabinete e coordenador de comunicação, Elienai Câmara; a diretora de relações institucionais, Nara de Deus; o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau Júnior; o diretor regional do Senac-DF, Vítor Corrêa; o diretor regional do Sesc-DF, Walcides de Araújo; e o diretor regional do Senac-MT, Marco Pessoz.
(Tudo Ok Notícias)