• 19/01/2026

GDF oferece programação de férias com atividades educativas e culturais

Durante as férias escolares, o Governo do Distrito Federal (GDF) oferece à população diversas opções de colônias de férias e atividades culturais e educativas antes do retorno às aulas. Entre as principais iniciativas estão as ações do Planetário de Brasília, que promove atividades gratuitas para crianças de 6 a 14 anos, com programação iniciada nesta semana e inscrições ainda abertas, além da Rota da Diversão, um miniguia pensado para ajudar as famílias a montar roteiros e conhecer melhor a capital federal.

O Planetário Jovem funciona como uma colônia de férias voltada a crianças e adolescentes, com a participação, inclusive, de muitos pais. Além das exposições interativas no anel externo do Planetário, o programa oferece uma série de oficinas ao longo de duas semanas. “A colônia de férias do Planetário já se consolidou ao longo do tempo; e, sempre que abrimos as inscrições, as vagas se esgotam muito rapidamente”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Vitorino.

O Planetário de Brasília recebeu 50 mil visitantes a mais em 2025, com relação ao ano anterior | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Segundo Rafael, o programa tem um papel ainda mais relevante durante o período de férias escolares, ao unir educação, lazer e inclusão. Ele destacou a importância do Planetário de Brasília como equipamento público, um dos mais visitados da capital. “No ano passado, ultrapassamos a marca de 150 mil visitas, um recorde histórico. Foram mais de 50 mil visitantes a mais em relação ao recorde anterior, o que demonstra a relevância e o alcance do Planetário”, afirmou.

A iniciativa trabalha a ciência com trilhas de aprendizagem específicas para cada faixa etária de forma leve, atrativa e lúdica. As oficinas são realizadas de terça a quinta-feira, em dois turnos, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h.

Apaixonado por ciências, Pedro Henrique Rodrigues elogia a colônia de férias do Planetário: “É muito bom sair um pouco de casa nas férias para aprender mais, de uma forma divertida e diferente”

Quem já está aproveitando a programação do Planetário é o estudante Pedro Henrique Rodrigues, de 12 anos, que participa pela segunda vez das atividades. Entusiasmado, ele contou que, durante a colônia de férias, tem aprendido sobre microrganismos, um tema pelo qual sempre teve interesse. “Eu aprendi um pouco na escola, mas acho que foi pouco. Quero aprender muito mais. Eu gosto muito de ciências, é a minha matéria preferida. Eu adoro planetários”, afirmou.

Para Pedro Henrique, estudar ciência durante as férias é uma experiência positiva e diferente: “É muito bom sair um pouco de casa nas férias para aprender mais, de uma forma divertida e diferente”.

Daiana Helena Lemos ressalta que a experiência ensina às crianças de maneira divertida e mais eficaz do que em uma sala de aula

O rapaz foi acompanhado pela tia, Daiana Helena Lemos, 36, que também elogiou a colônia de férias do Planetário. Segundo ela, a experiência tem sido divertida, bem-organizada e positiva para a rotina da família durante o período de recesso escolar. “Gostei bastante dos professores, que estão sempre orientando as atividades, e achei tudo muito interessante para as crianças. Ajudou muito a ter opções do que fazer nessas férias”, relatou. Para Daiana, o acesso das crianças a conteúdos de ciência e tecnologia é fundamental: “Nessas experiências, elas conseguem aprender junto com a prática, e isso faz com que memorizem muito mais do que em uma sala de aula, por exemplo”.

Outras atividades

Para quem quer conhecer e se divertir pelos quatro cantos do DF, a Rota da Diversão, voltada exclusivamente para o público infantil, mostra vários pontos turísticos como Parque da Cidade, Centro Cultural Banco do Brasil, Planetário, Pontão do Lago Sul, Jardim Botânico, Zoológico de Brasília, Torre de TV, Ermida Dom Bosco, Estádio Nacional Mané Garrincha, Complexo Cultural de Samambaia e Transitolândia.

O miniguia da Secretaria de Turismo conta com um layout exclusivo, jogos como o caça-palavras e desenhos para colorir do artista Ralfe Braga. A ferramenta ainda fomenta o turismo e diverte a criançada.

De acordo com secretário de Turismo, Cristiano Araújo, a Rota da Diversão foi criada para levar crianças de todas as idades a conhecer melhor o DF, principalmente no período das férias, em que os pais buscam atividades para as crianças. “Muito além dos monumentos e atrações cívicas, ela reúne opções de entretenimento, cultura e contato com a natureza, proporcionando às famílias experiências lúdicas e inesquecíveis durante as férias”, ressalta.

Ainda neste mês, outra atividade aberta e gratuita para a comunidade durante as férias escolares tomará conta da Biblioteca Escolar Comunitária Valéria Jardim, em Taguatinga. Nos dias 26 e 27 deste mês, entre as 9h30 e as 11h30, em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF), o local recebe o evento Manhãs de Imaginar e Criar, com oficinas de bordado, contação de histórias e declamação de poesias.

(Agência Brasília)

Read Previous

Saiba como gastar menos com o uso do ar-condicionado

Read Next

Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana

Follow On Instagram