• 21/11/2024

Dorival aceita convite para assumir seleção brasileira

Dorival Júnior será o novo treinador da seleção brasileira. O profissional de 61 anos aceitou o convite feito pelo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, e deixará o São Paulo para ocupar o posto deixado por Fernando Diniz, demitido na última sexta-feira (5).

Veja também

Presidente Lula decreta luto de três dias no Brasil pela morte de Zagallo

O anúncio foi feito pelo próprio clube tricolor, que agora busca alternativas no mercado. Para tirar Dorival do time do Morumbi, a confederação nacional vai pagar a multa rescisória de seu atual contrato, equivalente a cerca de R$ 4 milhões.

Dorival Júnior será o novo treinador da seleção brasileira – Amanda Perobelli – 25.out.23/Reuters

Os contatos ocorreram ao longo da semana, quando Ednaldo Rodrigues foi reconduzido à presidência da CBF por uma liminar do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes. De volta à sua cadeira, o dirigente tomou rapidamente a decisão de demitir Diniz e procurou Dorival.

O paulista de Araraquara se mostrou preocupado com a turbulência na CBF, que vive momento de intensa briga política e um movimento para a saída de Ednaldo. Mas ficou mais tranquilo ao saber que o favorito a substituí-lo no caso de nova eleição –o presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos– é simpático a seu trabalho.

Leia também   Morre Pelé, maior jogador de futebol da história

A oportunidade na seleção era um sonho para Dorival, que se sentiu desprezado em momentos anteriores nos quais o posto estava vago. E a chance finalmente apareceu, em certa medida, devido ao caos que foi a temporada 2023 da formação nacional e da entidade que a comanda, com crise política e resultados terríveis em campo.

Terminado o ciclo de Tite, que fracassou em sua segunda Copa do Mundo, Ednaldo Rodrigues foi atrás de Carlo Ancelotti e dizia ter um acordo verbal para sua chegada no meio de 2024, ao fim do contrato do técnico com o Real Madrid. O italiano nunca confirmou o acerto, mas ele era dado como certo na CBF, que escolheu Fernando Diniz como comandante interino.

Leia também   Com gol de Marta, Seleção Brasileira feminina goleia Nicarágua em último amistoso do ano

Diniz se dividiu entre o Fluminense e a seleção. Teve um ano bastante produtivo na agremiação das Laranjeiras, campeã da Copa Libertadores pela primeira vez, e se tornou um dos técnicos de pior início na história da equipe nacional. Em seis jogos, teve duas vitórias, um empate e três derrotas seguidas.

O Brasil está apenas em sexto lugar entre os dez times que disputam as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. A expectativa era que Ancelotti chegasse para arrumar a casa, mas, enquanto Ednaldo estava afastado, o Real Madrid anunciou a renovação do contrato do italiano até junho de 2026.

Rodrigues foi destituído de seu cargo no início de dezembro, por uma decisão do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). O tribunal considerou irregular um acordo da CBF com o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) que permitiu a eleição de seu presidente após a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).

Leia também   Brasil derrota México e se garante na decisão da Copa Ouro feminina

Foram várias tentativas frustradas de voltar à cadeira até a última quinta-feira (4), quando Gilmar Mendes concedeu a liminar favorável a Ednaldo. A situação ainda será avaliada por um colegiado do STF, mas o reempossado cartola tratou de tomar decisões rápidas, demitindo Diniz no dia seguinte e buscando o acordo com Dorival.

Ainda há imensa instabilidade e um movimento para que o presidente seja destituído –pela assembleia geral da própria CBF, não por força Justiça–, com a convocação de novas eleições. Nesse caso, aqueles que se apresentam candidatos seriam o citado Reinaldo Carneiro Bastos e Flávio Zveiter.

Toda a movimentação chamou a atenção da Fifa (Federação Internacional de Futebol), que veta interferências de terceiros em suas associações nacionais filiadas. A entidade chega nesta segunda (8) ao Brasil, acompanhada de representantes da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para averiguar se há intervenção estatal na CBF.

(Folha de São Paulo)

Read Previous

TSE regula o uso de inteligência artificial nas eleições de 2024

Read Next

Desvio de trânsito na EPTG, sentido Eixo Monumental, começa na quarta (10)