• 22/11/2024

O maior festival gastronômico do mundo – Taste Brasília Festival começa na próxima sexta

Taste Brasília Festival, maior festival gastronômico do mundo, apresentado pelo Santander, estreia nesta sexta-feira, 27, na capital do país com uma programação completa para toda a família, proporcionando experiências únicas aos apaixonados por gastronomia, por cultura e por novidades. Reúne os principais chefs, os melhores estabelecimentos de Brasília, pratos exclusivos, num espaço sofisticado, sustentável e repleto de diversão no Pontão do Lago Sul.

Veja também

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar

Os visitantes poderão apreciar quase 50 pratos; entradas, principais, sobremesas; criações de grandes chefs, em variados estilos e propostas, temperos, tudo acompanhado pelos melhores drinks. Entre uma degustação e outra, vão aprender a preparar deliciosas receitas, ensinadas pelos chefs, e levar um pouco dessa experiência como inspiração para o seu dia a dia. Tudo regado a boa música.

São 6 dias de festival – 27 a 29 de maio e 3 a 5 de junho (dois finais de semana de sexta-feira a domingo) com atividades e atrações nos chamados espaços de conhecimento – “Papo de Cozinha e “Fire Pit by Santander”, com aulas práticas gratuitas com chefs, degustação e dicas de vinhos e bebidas na Adega Taste, programação infantil e muito mais.

Confira a programação do primeiro final de semana: dias 27, 28 e 29 de maio e os espaços onde ocorrem.

A Adega Taste é um dos espaços mais badalados do festival, onde o visitante faz um brinde especial, degustando as melhores bebidas e participa de cerca de 24 aulas práticas onde aprende desde harmonizar pratos e bebidas até montar a sua adega.

Aulas e dicas sobre como harmonizar cervejas com queijos e embutidos.

A Adega Taste também vai trazer uma paixão do brasileiro – o café. Serão realizadas sessões de masterclass aos domingos, às 15h e os participantes irão aprender a preparar um drink com café gelado.

Aulas – Adega Taste

27/05/2022 – sexta-feira

19 às 19h30 – Monte sua Adega – professora Rafaela Reis

21 às 21h30 – Roteiros Imperdíveis – professora Estela Mayra

22 às 22h30 – Malbecs – professora Rafaela Reis

28/05/2022 – Sábado           

14h às 14h30 – Monte sua Adega – professora Estela Mayra

16h às 16h30 – Roteiros Imperdíveis – professora Rafela Reis

20h às 20h30 – Malbecs – Estela Mayra

18h às 18h30 – A caipirinha perfeita – Gustavo Guedes, do Southside

21h às 21h30 – Monte sua Adega – professora Rafaela Reis

22h às 22h30 – Roteiros Imperdíveis – professora Estela Mayra

29/05/2022 – Domingo                    

14h às 14h30 – Roteiros Imperdíveis – Rafaela Reis

16h às 16h30 – Malbecs – professora Estela Mayra

14h às 17h30 – Monte sua Adega – professora Rafaela Reis

18h às 18h30 – Malbecs – professora Estela Mayra

Programação para as crianças

O Taste Brasília Festival promove aprendizado, inclusão social e cultural por meio da gastronomia com atividades especiais para os pequenos no espaço de conhecimento “Papo de Cozinha” e no stand da Maple Bear, onde as crianças de 4 a 12 anos poderão participar de oficinas de confeitos em cupcake e biscoitos. No Papo, no dia 5, 14h30, a professora e chef Alessandra Brant, da Arca do Sabor, vai ensinar o “Cuscuz do Cerrado” para a garotada.

Serão realizadas 36 oficinas com participação de até 360 crianças em todos os dias do festival. A inscrição será feita pelas famílias no stand Maple Bear e as oficinas são realizadas com 10 crianças em cada sessão, com duração de aproximadamente 1 hora.

Nas sextas-feiras (28/05 e 03/06) as oficinas acontecem das 18h às 21h, aos sábados (28/05 e 04/06) as sessões vão das 14h às 20h e aos domingos (29/05 e 05/06) das 13h às 19h.

As crianças receberão o avental e touca de presente e levarão a produção feita como lembrança, e quem não puder participar ganhará um quebra-cabeça personalizado.

As oficinas serão ministradas pela curadora do projeto, Amanda Sabadell, que também ensinará sobre a importância da culinária na formação do aluno. Para reunir a família em torno da gastronomia, Amanda dará uma aula para pais e filhos no espaço de conhecimento “Papo de Cozinha”, onde aprenderão juntos a fazer panqueca. Neste espaço ocorrem mais de 10 aulas gratuitas com chefs renomados durante o Taste Brasília Festival.

Além de experimentar e provar as delícias gastronômicas, os visitantes poderão colocar a ´mão na massa´ nas aulas práticas gratuitas com chefs e assistir a palestras nos chamados espaços de conhecimento. No Papo de Cozinha os chefs ensinarão truques e dicas de receitas, cozinhando junto com os participantes que além de aprender na prática, poderão trocar ideias e experiências sobre todo o processo de preparo do prato. No espaço Fire Pit by Santander os participantes aprenderão a fazer diversos pratos na brasa.

Aulas no Papo de Cozinha

27/05 – Sexta-feira – Abertura

19h – Raquel Amaral, do Rota do Leste – Ceviche bêbado de camarão e cajá-manga.

20h30 – Anamaria Ferrão Holm – Salpicão vegano

22h – Leninha Camargo, chef e MC do Papo de Cozinha – Carpaccio de abóbora

28/05 – Sábado

13h – Diego Badra, do Conca – Inhame como você nunca viu

14h30 – Dudu Camargo, do Dudu Bar – O churrasco, ao estilo do Dudu

16h – Carole Crema, do GNT – Frutas na brasa para uma sobremesa

18h – Ana Paula Jacques, do Cerrado no Prato / Instituto Cajuzinho: Filé suíno curado na pimenta de macaco com nhoque de mangarito defumado.

19h30 – Bela Marconi, do Santuária – Antecipando São João

21h – Priscila Deus, do Pobre Juan – Assando a carne ao inverso

Leia também   Quem é o novo anjo do BBB 2022: Rodrigo vence prova; monstro surpreende brothers

29/05 – Domingo

13h – Liana Sabo, do Correio Braziliense, e Luciana Barbo, do Metrópoles – Debate: A evolução da cena gastronômica de Brasília. Mediação de Luiz Américo Camargo

14h30 – Aula da Maple Bear

16h – João Victor Neme e Leilah Neme, do Projeto Prisma, com participação de Ian Santana e Anna Paula Basílio – Massa com pesto de baru

17h30 – Ticiana Werner, do Ticiana Werner Restaurante – Risoto de cogumelos

19h – Ana Paula Jacques, do Cerrado no Prato /Instituto Cajuzinho. Participação de Madalena Soares – Baru: Do desprezo ao estrelato

Fire Pit by Santander

27/05 – Sexta-feira – Abertura

19h – Luiz Alberto Costa, do Superquadra – Arroz de costela

20h30 – Julia Almeida, do Almería – Ceviche com leite de tigre defumado

22h – Apresentando o Fire Pit

28/05 – Sábado

13h – Diego Badra, do Conca – Inhame como você nunca viu

14h30 – Dudu Camargo, do Dudu Bar – O churrasco, ao estilo do Dudu

16h – Carole Crema, do GNT – Frutas na brasa para uma sobremesa.

18h – Ana Paula Jacques, do Cerrado no Prato / Instituto Cajuzinho: Filé suíno curado na pimenta de macaco com nhoque de mangarito defumado.

19h30 – Bela Marconi, do Santuária – Antecipando São João

21h – Priscila Deus, do Pobre Juan – Assando a carne ao inverso

29/05 – Domingo

13h – Mara Alcamim, do Na Mata – Pirarucu na folha de bananeira

14h30 – Thiago Paraíso, do Ouriço – Paella feita na brasa

16h – Renata La Porta, do La Porta Buffet – Salada Niçoise à minha moda

17h30 – Luiza e Guto Jabour, do Almería, e Celso Jabour, da Sweet Cake – Bisteca fiorentina em família: preparo, acompanhamento e harmonização.

19h – Lui Veronese, da Cozinha do Cavaleiro – Risoto com o sabor da brasa

Todas essas opções deliciosas, experiências e imersão no universo da gastronomia, ganham um ritmo especial com os shows de música ao vivo que acontecem durante o festival. Jazz, pop, MPB, música instrumental, bossa nova, regional nordeste e diversos gêneros e estilos musicais complementam a diversão. Veja o horário, artistas e bandas que se apresentarão:

27/05 – Sexta-feira – Abertura

19h30 – 4-U Jazz´N´Roll

21h – Bell Lins

28/05 – Sábado

13h30 – Nath Cavalcante trio

16h – Jazz na Carta

20h30 – João Marinho quarteto

29/05 – Domingo

13h30 – Nice Moanna

15h30 – Kaio Oliveira Trio

18h – Marvyn

Gastronomia social

No primeiro fim de semana o Taste vai contar com a participação do Cerrado no Prato – Instituto Cajuzinho com a chef e professora Ana Paula Jacques que participa dos principais movimentos de gastronomia de Brasília. Simon Lau, um dinamarquês apaixonado pela capital e pelo bioma do Cerrado, é o nome por trás do já lendário restaurante Aquavit. Ambos são integrantes do coletivo Cerrado no Prato e do Instituto Cajuzinho. Juntos, vão apresentar produtos artesanais, doces e salgados, destacando os sabores cerratenses e, em especial, produtos da comunidade kalunga.

Sustentabilidade e inclusão

Nesta edição, o Taste Brasília Festival resgata a valorização do 2º maior bioma do Brasil, que está sumindo e com isso desaparecem saberes e sabores. Promovendo a inclusão social e cultural através da gastronomia, o projeto Cerrado no Prato traz a sensibilização e insere os ingredientes do cerrado no prato dos brasileiros, valorizando o produto local. A comunidade kalunga também participa ativamente das atividades, divulgando a cultura local, produtos e experiências.

Os restaurantes terão cardápio em braile e um staff capacitado para atender ao público e suas necessidades. O Taste é para todos e disponibilizará sanitário “todes”, para que os visitantes utilizem o banheiro com o qual se identificarem. O local é amplo e possui acessibilidade

O festival gastronômico adota medidas sustentáveis, utiliza embalagens, pratos e talheres de material biodegradável, gestão de resíduos químicos, descarte de óleo e reciclagem. Será realizado treinamento com os profissionais que atuam no evento para orientação sobre descarte correto de resíduos e matérias, separação do lixo, bem como orientação aos visitantes.

Taste Festivals – maior festival gastronômico do mundo

Fire Pit by Santander

27/05 – Sexta-feira – Abertura

19h – Luiz Alberto Costa, do Superquadra – Arroz de costela

20h30 – Julia Almeida, do Almería – Ceviche com leite de tigre defumado

22h – Apresentando o Fire Pit

28/05 – Sábado

13h – Diego Badra, do Conca – Inhame como você nunca viu

14h30 – Dudu Camargo, do Dudu Bar – O churrasco, ao estilo do Dudu

16h – Carole Crema, do GNT – Frutas na brasa para uma sobremesa.

18h – Ana Paula Jacques, do Cerrado no Prato / Instituto Cajuzinho: Filé suíno curado na pimenta de macaco com nhoque de mangarito defumado.

19h30 – Bela Marconi, do Santuária – Antecipando São João

21h – Priscila Deus, do Pobre Juan – Assando a carne ao inverso

29/05 – Domingo

13h – Mara Alcamim, do Na Mata – Pirarucu na folha de bananeira

14h30 – Thiago Paraíso, do Ouriço – Paella feita na brasa

16h – Renata La Porta, do La Porta Buffet – Salada Niçoise à minha moda

17h30 – Luiza e Guto Jabour, do Almería, e Celso Jabour, da Sweet Cake – Bisteca fiorentina em família: preparo, acompanhamento e harmonização.

19h – Lui Veronese, da Cozinha do Cavaleiro – Risoto com o sabor da brasa

Todas essas opções deliciosas, experiências e imersão no universo da gastronomia, ganham um ritmo especial com os shows de música ao vivo que acontecem durante o festival. Jazz, pop, MPB, música instrumental, bossa nova, regional nordeste e diversos gêneros e estilos musicais complementam a diversão. Veja o horário, artistas e bandas que se apresentarão:

Leia também   5 filmes e séries para maratonar nos streamings durante o fim de semana

27/05 – Sexta-feira – Abertura

19h30 – 4-U Jazz´N´Roll

21h – Bell Lins

28/05 – Sábado

13h30 – Nath Cavalcante trio

16h – Jazz na Carta

20h30 – João Marinho quarteto

29/05 – Domingo

13h30 – Nice Moanna

15h30 – Kaio Oliveira Trio

18h – Marvyn

Gastronomia social

No primeiro fim de semana o Taste vai contar com a participação do Cerrado no Prato – Instituto Cajuzinho com a chef e professora Ana Paula Jacques que participa dos principais movimentos de gastronomia de Brasília. Simon Lau, um dinamarquês apaixonado pela capital e pelo bioma do Cerrado, é o nome por trás do já lendário restaurante Aquavit. Ambos são integrantes do coletivo Cerrado no Prato e do Instituto Cajuzinho. Juntos, vão apresentar produtos artesanais, doces e salgados, destacando os sabores cerratenses e, em especial, produtos da comunidade kalunga.

Sustentabilidade e inclusão

Nesta edição, o Taste Brasília Festival resgata a valorização do 2º maior bioma do Brasil, que está sumindo e com isso desaparecem saberes e sabores. Promovendo a inclusão social e cultural através da gastronomia, o projeto Cerrado no Prato traz a sensibilização e insere os ingredientes do cerrado no prato dos brasileiros, valorizando o produto local. A comunidade kalunga também participa ativamente das atividades, divulgando a cultura local, produtos e experiências.

Os restaurantes terão cardápio em braile e um staff capacitado para atender ao público e suas necessidades. O Taste é para todos e disponibilizará sanitário “todes”, para que os visitantes utilizem o banheiro com o qual se identificarem. O local é amplo e possui acessibilidade

O festival gastronômico adota medidas sustentáveis, utiliza embalagens, pratos e talheres de material biodegradável, gestão de resíduos químicos, descarte de óleo e reciclagem. Será realizado treinamento com os profissionais que atuam no evento para orientação sobre descarte correto de resíduos e matérias, separação do lixo, bem como orientação aos visitantes.

Taste Festivals – maior festival gastronômico do mundo

Taste Festivals é um grande festival de experiências gastronômicas que está presente em 13 cidades pelo mundo, como Londres, Paris, Dubai, Milão, Grécia, Amsterdã, Dublin, Cape Town, Melbourne, Sydney, São Paulo, onde acontece regularmente, e agora ganha mais esta edição em Brasília, proporcionando vivências gastronômicas e culturais, um convite para as pessoas degustarem aquele prato clássico do melhor restaurante da cidade, assinado pelo chef mais badalado, além de opções que são criadas exclusivamente para o Taste.

O Taste Brasília Festival vai contar com 13 restaurantes e 1 bar

Os visitantes do Taste Brasília Festival vão conferir 13 restaurantes e 1 bar com opções gastronômicas variadas, que vão da cozinha clássica à contemporânea, da brasileira à internacional, trazendo culinárias como a peruana, a japonesa, a italiana. Restaurantes como Authoral, comandado pelo chef André Castro, um cozinheiro de muitas referências; Casa Baco, a celebrada pizzaria e tratoria moderna do chef Gil Guimarães; o clássico Dom Francisco, tendo à frente Francisco Ansiliero e suas filhas, famoso pelo bacalhau e pelas carnes; o Taypá, do eclético chef Marco Espinoza, o melhor peruano da cidade; os pratos cheios de sabor do Lago e do Bloco C, do chef Marcelo Petrarca.

A cozinha sírio-libanesa e a charcutaria artesanal estão muito bem representadas com o restaurante Lagash e Leo Hamu. Os irmãos Hamu têm uma tradição de longa data com a boa mesa. O Le Birosque traz a experiência do chef Luiz Trigo nas cozinhas de Londres e em grandes restaurantes de São Paulo: ele é autor de pratos deliciosos, como sua consagrada porchetta. No Olivae o público do Taste vai comprovar que o domínio das massas e das carnes é um traço essencial do trabalho de Agenor Maia, um chef que gosta de imprimir sua marca nas receitas.

Sakeyo de Cristiano Komiya carrega um sobrenome de tradição em Brasília. Seu pai, Ryozo Komiya, já era um aclamado chef da cidade, e Cristiano levou a bandeira adiante, com o NewKoto, referência gastronômica na capital, e com o Sakeyo, aberto em 2019 – o único izakaya (bar ao estilo japonês) de Brasília. Praticando a “cozinha de boteco” nipônica.

O restaurante Superquadra vai trazer defumados, grelhados na brasa, cortes sempre bem escolhidos: o repertório de Tonico Lichtsztejn é vasto e não à toa ele é tido como um dos mais talentosos assadores da capital.

Já o versátil e talentoso Thiago Amparo, do Ouriço, vem mostrando que o litoral não está tão longe assim de Brasília: seu restaurante tem sido considerado uma das melhores aberturas dos últimos tempos. Amparo atrai um grande público com seu talento para saborosas moquecas, bobós e outros pratos com ingredientes do mar.

Bar

Bar Southside é um dos melhores endereços da coquetelaria em Brasília, o bar e restaurante trata os drinques com esmero, uma característica forte da casa, que se estende à ambientação e à comida. No comando, está Gustavo Guedes, mixologista que domina os clássicos, mas se destaca principalmente nos coquetéis criativos, muitos deles com acento brasileiro e tempero do Cerrado.

Empório Taste

Uma das grandes atrações do Taste Brasília Festival é o Empório Taste, que reúne o que há de melhor de mesa e cozinha. Conta com 50 expositores, mais de 200 marcas, destaque para a diversidade e riqueza dos produtos do cerrado. As marcas paulistanas, mineiras e cariocas, que participam do Taste São Paulo, também marcam presença na estreia da edição em Brasília, de olho no crescimento do mercado na capital federal. Além de levar estas delícias e novidades para casa, haverá degustação para provar novos sabores, especiarias e temperos.

Leia também   Águas Claras recebe Expo Lind’s

Geração de empregos

A primeira edição do Taste Brasília Festival vai proporcionar diversão e lazer de qualidade na capital do país, além de movimentar o setor de entretenimento, gerando cerca de 12 mil empregos diretos, sempre priorizando os cuidados à saúde dos visitantes e colaboradores. A expectativa de público para esta edição é de 20 mil pessoas. “Estamos muito felizes em levar o maior festival de experiências gastronômicas do mundo para Brasília. Um dos mais importantes polos econômicos do Brasil, atendendo a um público que respira a cultura gastronômica, movimentando a cidade e toda a região do Distrito Federal”, comenta Gustavo Oliveira, diretor de negócios da IMM, organizadora do Taste Festivals Brasil.

Taste tem a curadoria do consultor gastronômico Luiz Américo Camargo que está à frente do festival desde sua primeira edição em 2016. O crítico gastronômico escolheu 13 dos melhores restaurantes e 1 bar que irão preparar pratos tradicionais e drinks de seus estabelecimentos e opções exclusivas,

criadas especialmente para o público do festival. “Brasília tem uma cena gastronômica pujante e variada. Aqui, cabem muitas vertentes e tendências: culinárias de vários países do mundo; o tradicional e o moderno; o internacional e a pesquisa cada vez mais profunda e criativa do Cerrado, o bioma local, com seus surpreendentes frutos, castanhas, temperos. É um lugar cosmopolita e, ao mesmo tempo, tão vinculado ao coração do Brasil”, conta Camargo.

Os restaurantes estarão em instalações pop-ups com qualidade profissional que possibilita a execução dos pratos rigorosamente com a mesma qualidade encontrada em seus estabelecimentos. O público terá até quatro opções por restaurante, sendo três delas parte do cardápio fixo das casas e um pensado e preparado exclusivamente para o Taste.

Sobre o Santander e a Gastronomia

Com amplo incentivo à gastronomia, o Santander segue atrelando sua marca aos principais eventos do País e atuando próximo a toda cadeia empreendedora do setor, desde o produtor rural até o consumidor final. O Banco atua por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças, que está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros.

No Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura e lazer, a gastronomia também ganhou força como um dos principais eixos de atuação. No subsolo do edifício, onde o cofre do Banco do Estado de São Paulo operava, está instalado o Bar do Cofre SubAstor. Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu que faz referência à culinária da antiga Paulistânia. Os Cafés do Hall e do Mirante completam o roteiro gastronômico do Farol Santander.

Sobre a IMM

Há cerca de nove anos no mercado, a IMM é uma empresa brasileira controlada pela companhia de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, Mubadala Development Company, e possui uma parceria estratégica com a empresa americana WME | IMG, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento.

A IMM é referência em entretenimento ao vivo, para público e marcas, e seu portfólio é o maior diferencial. Responsável por eventos como Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul aos musicais da Broadway, passando pelo Cirque du Soleil, pelo melhor festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelos super consagrados SPFW e São Paulo Oktoberfest.

No início de 2020, mantendo o compromisso com a inovação e crescimento constantes, iniciou a um novo capítulo de sua história, com o braço criativo: a IMM Creative Marketing.

Serviço – Taste Brasília Festival

Data: 27, 28, 29 de maio e 3, 4 e 5 de junho (sextas-feiras aos domingos)

Local: Pontão do Lago Sul

Endereço: SHIS Ql 10, Lote 1/30 Lago Sul, Brasília – DF.

Cep 71630-100.

Horários: Sextas-feiras – 17h às 23h

Sábados – duas sessões – 12h às 23h (Taste Sunset – 18h às 23h)

Domingos – Sessões únicas – das 12h às 20h

Vendas de ingressos online e informações:

brasil.tastefestivals.com

Classificação etária: 16 anos. A entrada de menores de 16 anos somente será permitida se comprovadamente acompanhados dos responsáveis legais, que deverão permanecer no local do evento enquanto o menor estiver presente. Esta determinação, assim como a classificação etária, está sujeita a alteração nos termos do Alvará a ser expedido pelo Juiz de Direito da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

Ingressos:

Sextas-feiras – R$ 40,00 (inteira)

Sábados – Sessões inteiras – R$ 50,00 (inteira)

Sábados – Taste Sunset – entrada a partir das 18h – R$ 40,00 (inteira)

Domingos – R$ 50,00 (inteira)

Vendas online: http://www.eventim.com.br/tastebrasiliafestival

Venda física:

Loja Eventim – Brasília Shopping / Piso G2

SCN Quadra 5, Bloco A, subsolo.

Cep 70715-900

Descontos e promocionais

Condições Desconto Santander 30%: Clientes Santander têm 30% de desconto não-cumulativo com meia-entrada ou outros descontos. As condições promocionais são válidas para compras feitas com cartão Santander Mastercard para até 4 ingressos por CPF, por sessão, para todos os dias do evento. A quantidade de ingressos promocionais é limitada. Consulte a disponibilidade no momento da aquisição.

Crianças com 1 ano ou menos: entrada gratuita.

Quantidade de ingressos por CPF: até 4 ingressos por dia, sendo apenas 2 meias, máximo de 12 para todo o evento.

Redes Sociais – Instagram: @tastefestivalsbrasil

BILHETERIA OFICIAL (Funcionamento somente nos dias do evento)

Pontão do Lago Sul – SHIS Ql 10, Lote 1/30 Lago Sul, Brasília – DF.

Cep 71630-100.

Read Previous

INSS paga a segunda parcela do 13º salário a partir desta quarta

Read Next

Pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência é lançada pelo MDB e Cidadania