• 15/01/2025

Universidades estrangeiras, onde usar a nota do Enem? Descubra!

Sonha em estudar fora do Brasil? A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser a chave para realizar esse desejo. Os candidatos do Enem que desejam estudar em universidades estrangeiras devem ficar atentos para usar a nota nestas instituições.

Graças a acordos educacionais e parcerias entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e diversas universidades internacionais, estudantes brasileiros têm a oportunidade de ingressar em instituições de ensino superior renomadas ao redor do mundo.

Países como Portugal, Estados Unidos, Reino Unido e França, por exemplo, têm algumas regras para aceitar novos estudantes brasileiros com base na nota do Enem. Para isso, é necessário preencher alguns requisitos.

A seguir, entenda em quais universidades estrangeiras é possível usar a nota do Enem, e saiba o que é necessário para entrar em cada uma.

Leia também   Senac-DF abre 928 vagas gratuitas com aulas com início em julho

Onde usar a nota do Enem para estudar fora do País?

Portugal tem 35 universidades que aceitam a nota do Enem, graças a uma parceria com o Inep. Para ver todas as universidades, clique aqui. Vale lembrar que os custos dos estudos nas universidades portugueses fica por conta do estudante, incluindo a mensalidade, em alguns casos.

No Canadá, a Universidade de Toronto aceita a nota do Enem, mas faz exigências quanto ao conhecimento da língua inglesa para aqueles que desejam ingressar.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, além de comprovar o inglês com certificado, o estudante precisa enviar um histórico e fazer mais etapas do processo seletivo – a nota do Enem é apenas uma parte do processo. Entre as universidades que aceitam o Enem estão a Universidade de Nova York, Drexel University, Northeastern University e Temple University.

Leia também   Estudantes da Faculdade Senac visitam o data center de grandes bancos brasileiros

Reino Unido

No Reino Unido, há diversas universidades que aceitam a nota do Enem como parte do processo seletivo. Entre elas estão, na Inglaterra, a Universidade de Kingston, Birkbeck – University of London, Loughborough University, Nottingham Trent University e a Universidade de Bristol. Na Escócia, a Universidade de Glasgow também aceita a nota do Enem.

Irlanda

Já na Irlanda, os estudantes podem escolher entre a University College Dublin, University College Cork e National College of Ireland.

França

A França oferece como opções para usar a nota do Enem o Institut National des Sciences Appliquées Lyon e a École Normale Supérieure. Também há requisitos específicos quanto à língua e nota do Enem para tentar uma vaga nestas instituições.

Leia também   Inscrições para o Fies do segundo semestre têm início amanhã

O que é preciso para estudar fora do País com a nota do Enem?

Estudar em uma universidade internacional exige planejamento e atenção aos requisitos específicos de cada instituição.

  • Verifique os requisitos da universidade: Cada instituição tem critérios próprios, incluindo pontuações mínimas no Enem e documentos adicionais, como histórico escolar e cartas de recomendação.
  • Prova de proficiência no idioma: Para países de língua inglesa, exames como TOEFL ou IELTS são geralmente obrigatórios. Em países de língua francesa, o DELF ou DALF pode ser solicitado.
  • Envie sua candidatura: O processo de inscrição varia entre as universidades. Fique atento aos prazos e envie toda a documentação exigida.
  • Organize a documentação para o visto: Após ser aprovado, inicie o processo de solicitação do visto de estudante no consulado do país escolhido.

(Portal Terra)

Read Previous

Café-escola Senac Casa de Chá lança cardápio com almoço e novo espaço na área externa

Read Next

Indonésia planeja idade mínima para uso de mídia social