• 21/11/2024

Estudantes da Faculdade Senac visitam o data center de grandes bancos brasileiros

Os alunos do 4º semestre do curso de Ciência de Dados da Faculdade Senac tiveram a oportunidade de participar, na última quinta-feira (10), de uma visita técnica ao Data Center do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, localizado na Cidade Digital de Brasília.

A atividade, organizada pelo professor Edilberto Silva e pelo funcionário do Banco do Brasil, Rodrigo Janari, que também é estudante do curso, proporcionou aos participantes uma experiência prática com uma das maiores infraestruturas de processamento de dados da América Latina.

Leia também   Inscrições para quem for fazer a prova do Enem em dezembro começam nesta segunda (13)

Durante a visita, os alunos conheceram os sistemas de segurança, redundância de telecomunicações, geradores de energia, e a sala de controle do Data Center, conhecida como “sala Nasa”, equipada com painéis de monitoramento em tempo real. Eles também tiveram contato direto com a tecnologia mainframe, compreendendo a arquitetura e o funcionamento interno dos sistemas responsáveis pela segurança e alta disponibilidade dos serviços bancários.

A atividade buscou complementar o aprendizado teórico com uma vivência prática, abordando conceitos como redes, segurança de dados e gestão de grandes volumes de informação. “Foi uma oportunidade única para que os alunos pudessem visualizar, na prática, como funcionam as estruturas que garantem a eficiência e a segurança de uma instituição financeira desse porte”, explicou o professor Edilberto Silva.

Leia também   Secretários de Educação levam ao MEC proposta para Novo Ensino Médio

A visita reforçou a relevância da segurança física e lógica dos dados, elementos críticos para a operação contínua e protegida de serviços essenciais como os oferecidos pelo Banco do Brasil.

Colaboração: Rafaela de Paula

(SENAC)

Read Previous

Auxílio-doença pode ser solicitado em 2,6 mil agências dos Correios

Read Next

Brasil deslancha com mudanças, goleia o Peru e alivia pressão