• 22/11/2024

Biblioteca é inaugurada em canteiro de obras no DF

Uma parceria entre uma Organização da Sociedade Civil (OSC) e duas empresas levou uma biblioteca para um canteiro de obras em Brasília, nesta quinta-feira (16). O projeto Grito do Livro: Viva a Leitura!, do Instituto Quintal, foi implantado pela primeira vez, em um ambiente da construção civil. A OSC, a construtora e incorporadora Lotus e a agência de comunicação Qu4tro Assessoria Estratégica inauguraram o “Canteiro de Livros, Construindo Futuros”para facilitar o acesso aos livros, ampliar o conhecimento e promover a inclusão dos trabalhadores no mundo da leitura.

Veja também

Quem pediu reaplicação do Enem 2021 já pode consultar resultado

Acostumados ao trabalho pesado da construção civil, os funcionários da construtora Lotus, no Noroeste, ganharam uma biblioteca para estimular a leitura dos trabalhadores e também de suas famílias. Romances, poesias, obras de ficção, autoajuda e livros de apoio técnico ficarão disponíveis para empréstimo. Os trabalhadores poderão, também, levar livros de literatura infantil e infantojuvenil para os filhos e ajudar a criar o hábito da leitura em casa. Além dos livros impressos, serão disponibilizados títulos em audiolivros para quem preferir ouvir literatura.

Leia também   DF começa retorno às aulas presenciais na rede pública

A coordenadora do coletivo Grito do Livro, Cleide Soares, destaca a importância do projeto Canteiro de Livros e diz que “a chegada da biblioteca no local de trabalho facilita o contato das pessoas com os livros, desperta a vontade de ler e leva o conhecimento que contribui para melhorar o mundo”.

“Outras bibliotecas como essa serão implantadas em vários lugares para facilitar o acesso aos livros e contribuir para melhorar os índices de leitura que são ainda muito baixos em todas as regiões do Brasil”, conta a jornalista da Qu4tro, Claudia Marques. Esta é uma ideia que o Instituto Quintal para o Desenvolvimento e Cidadania e a Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica pretendem disseminar em pouco tempo. “Nossa proposta é a de inaugurar, pelo menos, cem bibliotecas como essa nos canteiros de obras espalhados pelo Distrito Federal”, conta garantindo que “a parceria literária vai ampliar os avanços que o conhecimento pode proporcionar à sociedade”.

Leia também   Auxílio Brasil integrará estudantes à Bolsa de Iniciação Científica

“Tão logo conhecemos o projeto, não pensamos duas vezes para implanta-lo”, garante Ruy Hernadez, proprietário da Lotus. “O Canteiro de Livros vai proporcionar novos conhecimentos e aproximar os trabalhadores da estratégia de educação dos filhos já que eles poderão levar os livros para casa e compartilhar as histórias lidas”, explica Hernadez. Segundo outro proprietário da construtora, a ideia é implantar o Canteiro de Livros em cada canteiro de obras da empresa. “Alguns nunca leram um livro e terão a oportunidade de conhecer o prazer da leitura. Estamos animados com a ideia”, garante.

Leia também   Governo define critérios para cota de importação de arroz

O projeto já implantou mais de 10 mil bibliotecas no país e no exterior e acredita que as bibliotecas são espaços que abrem caminhos para o hábito da leitura, principalmente no Brasil, onde os livros ainda são muito caros e de difícil acesso para muitas pessoas. No planejamento e na montagem da biblioteca do canteiro de obras no Noroeste, participaram também a técnica de segurança no trabalho, Juliana Morais; e as estudantes estrangeiras Sofia Segovia, do México; Josselin Yamira, do Peru; e Isabella Miranda López, da Colômbia.

Read Previous

Congresso faz sessão nesta sexta para analisar vetos presidenciais

Read Next

Não haverá vacinação de crianças contra covid-19 em 2021, diz Queiroga