O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a pagar os benefícios de junho nesta segunda-feira, dia 24, para aposentados, pensionistas e titulares de auxílios que recebem até um salário mínimo (R$ 1.412). Os depósitos serão feitos até 5 de julho.
Também receberão nesta segunda-feira todos os beneficiários que residem no Rio Grande do Sul e foram atingidos pelas fortes chuvas que inundaram o estado em maio. A antecipação do calendário de pagamentos na região vai até acabar o estado de calamidade pública no estado.
Atualmente, o INSS paga 40.088.985 de benefícios. Desse total, cerca de 28 milhões ou 70% do total recebe benefícios de até um salário mínimo (R$ 1.412). Outros 12,3 milhões ganham acima do piso nacional.
Cronograma de pagamento
O calendário leva em conta o número final do cartão de pagamento, sem considerar o dígito verificador que aparece após o traço. O crédito é feito primeiramente para os que têm final de benefício 1. No dia seguinte, para os de final 2, e assim sucessivamente, sempre nos dias úteis. Veja calendário de junho abaixo:
Calendário INSS 2024 em junho
Datas de pagamento para benefícios acima de 1 salário
Já para os aposentados e pensionistas que recebem benefícios acima do salário mínimo vão começar a receber a partir de 1º de julho.
Os primeiros a sacar serão os que têm finais de benefício 1 e 6. Os pagamentos das duas faixas de benefício (acima e abaixo do mínimo) seguirão até o dia 5. Veja calendário abaixo:
(Portal Exame)