• 24/11/2024

BRB te lucro ajustado de R$ 109 milhões no 1º trimestre de 2022

 O Banco de Brasília (BRB) alcançou lucro ajustado de R$ 109 milhões no primeiro trimestre de 2022. O retorno anualizado sobre o patrimônio líquido médio foi de 25,9%. Mesmo em um cenário econômico adverso, o BRB chegou à marca histórica de R$ 23,2 bilhões de carteira de crédito ampla, o que representa crescimento de 34,5% em 12 meses. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o lucro ajustado do BRB oscilou 4,1%.

Veja também

INSS paga a segunda parcela do 13º salário a partir desta quarta

No 1T22, o BRB apresentou crescimento em todas as linhas de negócio. O crédito imobiliário alcançou saldo de R$ 4,9 bilhões, crescimento de 68,5% em 12 meses. Principal produto da carteira PF (pessoa física), o crédito consignado atingiu, também nos primeiros três meses do ano, saldo de R$ 10 bilhões, aumento de 17,8% na carteira na comparação com o 1T21. No crédito rural, o saldo foi de R$ 564 milhões, levando o BRB ao 1º lugar no DF nas linhas Pronaf e Pronamp. A carteira de crédito PJ atingiu crescimento de 42,8% nos últimos 12 meses, alcançando R$ 2 bilhões.

Com o desempenho observado no período, as receitas de intermediação financeira totalizaram R$ 1,2 bilhão no 1T22 com crescimento, em um ano, de 66.7%. Neste montante, R$ 917 milhões referem-se às receitas de crédito e R$ 308 milhões às receitas e títulos de valores mobiliários.

Merece destaque no período, ainda, o aumento de 291,5% da base de clientes. O BRB fechou os primeiros três meses do ano com 4,4 milhões de clientes e presença em mais de 5 mil municípios brasileiros, 91% do território nacional, 39 países e todos os continentes. O número considera os clientes, também do banco digital Nação BRB FLA, em parceria inovadora e estratégica com o Flamengo.

“Desde o início o objetivo da nossa gestão foi o de colocar o BRB entre as principais instituições financeiras do País. Para isso, estabelecemos uma agenda de transformação buscando ser o Banco da vida dos nossos clientes não apenas pelos melhores produtos e serviços financeiros, mas também pelo melhor atendimento, experiência e impacto social positivo que produzimos”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Leia também   Brasil não pretende subsidiar preço de combustíveis, diz ministro

As captações líquidas totalizaram R$ 28,5 bilhões no 1T22 com crescimento de 39,6% no ano. Destaque para os depósitos a prazo, que totalizaram R$ 20,3 bilhões. As demais capacitações cresceram 33,6% no ano e chegaram ao saldo de R$ 4 bilhões.

EXPANSÃO E ATENDIMENTO

O primeiro trimestre de 2022 também foi marcado pela expansão física do BRB. Na Bahia, o BRB venceu licitação e passou a ser agente exclusivo de depósitos judiciais junto ao Tribunal de Justiça da Bahia, operando mais de R$ 8 bilhões e atuando em todos os municípios do Estado com atendimento físico (agências e correspondentes simplificados) e online por meio do Pix Judicial, diferencial competitivo do BRB, única instituição financeira do País a utilizar a ferramenta que permite o pagamento de alvarás 24hs nos 7 dias da semana. Isso é resultado do impacto dos investimentos em tecnologia e inovação

O período também foi marcado pela implementação do novo modelo de varejo do Banco, com nova segmentação de clientes, ambiência inovadora nas agências, estrutura reduzida, simplificação dos processos e integração das experiências físico e digital. O novo modelo já rendeu ao BRB um prêmio internacional, o Muse Design Awards 2022. Pelo segundo ano consecutivo, o BRB foi vencedor do prêmio internacional Banking Awards nas categorias “Melhor inovação em Banco de Varejo”, e “Melhor Serviço ao Cliente da América do Sul”

+ DIGITAL

O BRB avançou no 1T22 em sua estratégia digital. Com o maior orçamento em desenvolvimento tecnológico da história, o Banco tem consolidando os projetos de implementação do open banking, análise e processamento de dados (analytics e big data), segurança cibernética e governança de dados. Essas ações têm permitido o aumento de relacionamento com os clientes e a oferta customizada de produtos serviços financeiros, a partir de uma plataforma digital completa.

Leia também   Mulheres são donas de quase 40% dos micro e pequenos negócios, segundo pesquisa da vhsys

Atualmente, as transações financeiras realizadas nos canais digitais representam 91% das transações totais.

PARCERIAS ESTRATÉGICAS

Firmadas no ano passado, as parcerias estratégicas realizadas para acelerar a expansão, modernização e aumento dos negócios, já mostram resultados positivos. Com a Genial Investimentos, o BRB já alcançou mais de R$ 45 bilhões em ativos de clientes sob custódia. Juntos, a BRB Investimentos oferece plataforma completa de investimentos com mais de 600 produtos, inclusive home broker para operar diretamente no mercado.

No 1T22, o BRB iniciou a operação de corretagem de seguros com a Wiz, a partir de novo modelo de bancassurance, que já atingiu R$ 41,2 milhões de receita bruta no 1T22.

Fruto da parceria com o Flamengo, o Nação BRB FLA também avançou e fechou o 1T22 com 2,9 milhões de contas abertas em menos de dois anos de lançamento, o que reflete o engajamento da maior torcida do País e a oferta do produtos e experiências personalizadas.

ESG

O Banco seguiu com sua agenda ESG, operacionalizando os programas sociais do Governo do Distrito Federal. No primeiro trimestre deste ano, foram atendidos mais de 513 mil beneficiários e movimentados mais de R$ 128,7 milhões para os mais necessitados.

Como Banco público, e protagonista do desenvolvimento econômico, social e humano do DF, o BRB também movimentou R$ 10,4 bilhões com 3 programas – Supera, Acredita e Avança-DF– para impulsionar a economia do Distrito Federal. Lançados, respectivamente, em 2020, 2021 e 2022 os programas atenderam mais de 257 mil clientes, considerando Pessoas Físicas e Jurídicas.

Defensor do poder transformador do esporte, o Banco segue patrocinando diversas modalidades esportivas, times locais e nacionais de basquete, futebol, vôlei, automobilismo e no tênis.

MEIOS DE PAGAMENTO

As operações de cartão de crédito também foram destaque nos três primeiros meses de 2022 e totalizaram R$ 1,5 bilhão, com aumento de 80% em um ano. A base de cartões apresentou um crescimento de 33,2% no ano, o que permitiu um faturamento de R$ 2,4 bilhões. As vendas de cartões de crédito realizadas por meio digital representaram no1T22 90% do total das comercializações. Pelo segundo ano consecutivo, o cartão BRB VISA DUX foi eleito o melhor do País.

Leia também   Café da manhã por R$ 0,50 em mais três restaurantes comunitários

INADIMPLÊNCIA

A inadimplência encerrou o primeiro trimestre de 2022 com 3,12%. Destaque para a melhora no desempenho da recuperação de crédito, que apresentou crescimento de 68% no ano.

Os ratings de menor risco de AA-C atingiram o patamar de 94% de participação na carteira em março de 2022.

As despesas com provisão para créditos de liquidação duvidosa ampla foram de R$ 86 milhões, no primeiro trimestre de 2022. Isso possibilitou que o índice de cobertura atingisse 349% na Pessoa Jurídica e 117% na Pessoa Física, que apresenta concentração em crédito imobiliário e consignado.

BASILEIA

O BRB encerrou o primeiro trimestre com índice de Basileia de 13,6%, acima do marco regulatório de 10%, dos quais 11,6 no capital nível I e 2% no capital nível II. O patrimônio de referência atingiu R$ 2,7 bilhões, crescimento de 28% em 12 meses.

REDE DE ATENDIMENTO

O BRB conta com 183 agências distribuídas em todas as regiões do Distrito Federal e entorno, além de presença nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Bahia.

Ao número de agências, somam-se 834 correspondentes bancários e 602 ATM próprios, complementados por mais de 40 mil ATM da Rede 24 horas, garantindo ao BRB cobertura de atendimento em todo território nacional.

(Assessoria de Comunicação do BRB)

Read Previous

Segundo Putin: Rússia está pronta para ajudar a resolver crise de alimentos

Read Next

Primeira Dama Mayara Noronha afirma que edital para contratar OSCs vai permitir ao GDF ampliar o atendimento de famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade