• 07/07/2025

Senac-DF cria Instituto de Ciência e Tecnologia para impulsionar inovação e pesquisa

O Conselho Regional do Senac-DF aprovou, na última terça-feira (24), a criação do Instituto de Ciência e Tecnologia Senac (ICT Senac- DF), um passo estratégico para posicionar a instituição como protagonista em pesquisa, desenvolvimento e inovação no Distrito Federal. A iniciativa faz parte de um movimento nacional do Sistema Comércio para fortalecer sua política de inovação, alinhada às melhores práticas e orientações de especialistas do setor.

O ICT Senac-DF terá CNPJ próprio, o que permitirá à instituição negociar diretamente com empresas, captar recursos e investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D) sem interferência na estrutura da contribuição social do Senac. O instituto segue a política de propriedade intelectual do Sistema, assegurando segurança jurídica para projetos e parcerias.

Leia também   Autoridades do GDF estimam que pico da pandemia ocorra até 25 de julho

Com a criação do ICT, o Senac-DF passa a ser o segundo regional da instituição em todo o país a estruturar um instituto desse porte. O objetivo principal é fomentar o desenvolvimento tecnológico em áreas estratégicas como gastronomia, moda e, especialmente, no setor empresarial de comércio e serviços, contribuindo para a modernização e competitividade do mercado local.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, celebra a novidade. “Inovação e qualificação caminham juntas. A criação do ICT Senac-DF é uma conquista para o setor de comércio e serviços do Distrito Federal, que passa a contar com um polo de pesquisa e tecnologia voltado às suas demandas”, afirma.

Além disso, o Senac-DF já iniciou o processo de credenciamento junto ao Comitê de Adicionamento de Tecnologia da Informação (CAT), fundamental para que o instituto possa usufruir dos benefícios da Lei de Informática. Pela legislação, fabricantes de bens de informática podem investir 5% do faturamento em projetos de P&D no país — uma oportunidade que o Senac-DF pretende aproveitar para atrair investimentos e parcerias.

Leia também   Aumenta número de famílias acompanhadas pela assistência social no DF

O Instituto também prevê, entre suas primeiras ações, a construção de um laboratório de segurança da informação. O espaço permitirá simulações de ataques cibernéticos e capacitação de profissionais na área de cibersegurança, tema cada vez mais estratégico para empresas e governos.

Para o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, o instituto reforça o compromisso da instituição com a qualificação profissional e a inovação. “O ICT vai permitir que o Senac-DF avance não só na formação dos nossos alunos, mas também no desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades reais do mercado”, afirma.

Leia também   Defesa Civil orienta população sobre como agir em caso de alagamento

A expectativa é que, até o fim deste ano, o ICT Senac-DF já esteja em operação com pelo menos três projetos piloto e recursos captados junto a instituições como a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

“Vamos criar um ambiente onde os nossos estudantes, professores e empresas possam colaborar no desenvolvimento de soluções práticas para o setor de serviços”, ressalta o diretor da Faculdade de Tecnologia e Inovação do Senac-DF, Luís Afonso Bermudez. “É um passo importante para colocar o Senac-DF na vanguarda da inovação.”

Read Previous

Lula pede aos bancos nova forma de financiar o desenvolvimento

Read Next

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

error: Content is protected !!