• 20 de janeiro de 2021

Segurança inicia série de operações integradas pelo DF

Com foco na redução de crimes violentos contra a vida, a Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) realiza, a partir deste final semana, a Operação 5º mandamento. Sob a coordenação da pasta, a operação integrada reúne as forças de segurança – polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran/DF) e Corpo de Bombeiros (CBMDF) – e outros órgãos, como DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

“A 5º Mandamento faz parte de uma série de ações estratégicas da SSP/DF para manter o índice de redução de crimes conquistados no primeiro semestre deste ano. Para isso, planejamos ações cirúrgicas, definidas com base em levantamento das Subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI), que mapearam locais, dias e horários e locais de maior incidência de cada crime. A coordenação é feita pela Subsecretaria de Operações Integradas (SOPI)”, explicou o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

Leia também   Centro Médico da PM está pronto para abrir primeiros 50 leitos

A operação será realizada aos finais de semana, afirma o secretário. “Faremos operações todos os finais de semana, intercalando entre a 5º mandamento e a Vita Salutem, que já vinha sendo realizada no mesmo formato, de forma integrada, mas com foco em crimes cometidos nas imediações de estabelecimentos comerciais. As duas ações são complementares e têm caráter permanente”.

Na sexta-feira (31), a operação ocorreu em Samambaia e Ceilândia. No decorrer do final de semana, será realizada em outras regiões administrativas. Cerca de 150 representantes dos órgãos atuantes participaram do primeiro dia da operação.

Leia também   Governo foi avisado de que pandemia duraria até dois anos

O secretário-executivo de Segurança Pública, o delegado Júlio Ferreira, acompanhou o primeiro dia da operação. “O foco dessa operação específica será a prevenção e repressão de crimes como o tráfico de drogas e o porte ilegal de arma, que estão diretamente relacionados com os crimes violentos contra a vida. De forma integrada, as forças de segurança e demais órgãos realizaram abordagens em pessoas, veículos e comércios e isso causa um impacto positivo na sensação de segurança da comunidade”.

A PMDF realizou cerca de 230 abordagens pessoais nas duas regiões. Quinze estabelecimentos foram vistoriados pelo DF Legal. Dois deles foram notificados por irregularidade na licença de funcionamento.

Leia também   Educadores dos centros olímpicos dão dicas de atividade física

A PCDF fez verificação de mandados em aberto. Um foragido foi identificado. Uma pessoa foi autuada por uso e porte de substância entorpecente. A Divisão de Operações Especiais (DOE), da PCDF, deu apoio em toda operação realizada em Samambaia.

O Detran e o DER/DF, com apoio de policiais militares, montaram pontos de bloqueios nas duas regiões. Com isso, 77 veículos foram abordados, quinze foram removidos ao depósito e oito motociclistas foram autuados com escapamento das motos alterados. Nove pessoas sem carteira de motorista e uma com o documento vencido foram identificadas. Seis pessoas se recusaram a realizar o teste de bafômetro. O 5º mandamento faz referência ao mandamento bíblico: não matarás.

(Agência Brasília)

Avatar

Destaque DF

Read Previous

Governo publica novas regras para o Minha Casa, Minha Vida

Read Next

Covid-19 matou 94,1 mil pessoas no Brasil desde o início da pandemia