A Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), por meio da Diretoria de Serviços de Saúde Mental (Dissam) e da Diretoria e Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu) vai realizar um projeto voltado para pessoas que perderam familiares para a Covid-19.
Veja também
GDF libera crédito do Prato Cheio para 3 mil novos beneficiários
“Serão grupos de apoio psicossocial ofertados à comunidade diante da demanda das pessoas enlutadas por um espaço de escuta e acolhimento, uma vez que os rituais previstos na nossa cultura estão suspensos por critérios de biossegurança, além dos estressores vinculados ao contexto de pandemia”, explica Rúbia Marinari, gerente de Serviços de Psicologia.
A proposta é fazer a intervenção, por meio de grupos on-line, para pessoas acima de 18 anos que perderam familiares para a Covid-19.
Segundo Rúbia, cada grupo poderá ter até 15 pessoas. A Secretaria de Saúde ofertará 19 grupos, coordenados por uma dupla de psicólogos, que prestarão assistência aos inscritos. Os grupos terão seis encontros on-line.
“As inscrições poderão ser feitas por meio de um formulário on-line, os interessados preencherão alguns dados e escolherão o melhor dia e horário para participar”, informa.
De acordo com a gerente, os profissionais entrarão em contato para explicar melhor antes de iniciar os atendimentos sobre qual plataforma será utilizada pelo grupo. O atendimento nos grupos estão previstos para começar a partir da segunda quinzena de junho.
Os psicólogos da rede envolvidos no projeto estão participando de um curso de extensão coordenado pelas psicólogas da UnB Sílvia Lordello, Larissa Polejack e Cristineide França.