Recentemente, o bairro Santa Luzia, na região da Estrutural, se tornou alvo de fake news relacionada ao projeto de saneamento que contará com um investimento de R$ 80 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF). A polêmica começou quando Ricardo Cappelli, que está ganhando a fama de oportunista de ocasião, divulgou informações falsas sobre a obra como se fosse morador do bairro, mentindo que as benfeitorias foram realizadas com recursos do governo Lula, o que gerou confusão entre os moradores e a população em geral.
Cappelli afirmou, em suas falsas declarações, que o investimento em saneamento era uma iniciativa do governo federal e que o GDF estaria apenas executando um projeto que não era de sua autoria.
Essa informação, no entanto, não corresponde à realidade dos fatos e mostra a verdadeira face do afilhado de Rodrigo Rollemberg e Flávio Dino.
Na verdade, o projeto de saneamento do Santa Luzia é uma iniciativa do GDF, que foi planejada e financiada por um banco privado, que tera a gestão da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Ou seja, não tem um centavo do governo Lula.
De acordo com o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, o projeto foi idealizado em 2023, a partir de uma determinação do governador Ibaneis Rocha.
Após estudos e análises técnicas, a Caesb buscou financiamento no programa Saneamento Para Todos, que faz parte do FGTS, e escolheu o Banco Itaú como agente financeiro.
O valor do investimento foi garantido exclusivamente pela própria Caesb, evidenciando a solidez financeira da companhia.
A disseminação de fake news, como a propagada por Cappelli, mostra a falta de conhecimento e de compromisso dele com os moradores do Santa Luzia, que aguardam há anos por melhorias em saneamento básico.
O governador Ibaneis Rocha não tem medido esforços para oferecer mais dignidade para a população mais carente do Distrito Federal, como as famílias que vivem no bairro da Estrutural. A urbanização da região é um passo essencial para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Diante da situação, é fundamental que a comunidade tenha acesso a informações precisas. O GDF e a Caesb têm se comprometido a esclarecer a população sobre o andamento do projeto e os benefícios que ele trará para Santa Luzia.
A fake news de Ricardo Cappelli evidencia o quanto ele desrespeita a população da Estrutural.