• 30/04/2024

Operação Quinto Mandamento faz 375 abordagens em seis cidades

Um total de 375 abordagens pessoais foi realizado, no último fim de semana, por mais de 200 servidores das polícias Civil e Militar e outros órgãos do Governo doDistrito Federal (GDF) em mais uma etapa da Operação Quinto Mandamento — “Não Matarás”, em referência ao princípio bíblico e penal.

Mesmo com foco nos crimes contra a vida, a operação envolveu ainda o combate a roubo de veículos, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e teve a fiscalização de carros, autuação de condutores alcoolizados e interdição de estabelecimentos comerciais irregulares.

A Operação Quinto Mandamento foi concentrada em seis regiões administrativas — Estrutural, São Sebastião, Planaltina, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Samambaia.

Realizada de sexta-feira (19) a domingo (21), a operação fez as abordagens com consulta de antecedentes e verificação de documentação pelos policiais civis e militares.

Nosso foco é a redução de crimes contra a vida em todas as regiões do Distrito Federal, mas percebemos a redução de outros delitos, como tráfico de drogas e os crimes contra o patrimônio Anderson Torres, secretário de Segurança Pública

Integração contra o crime

A ação, que ocorre desde julho de 2020, é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) e reúne ainda o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o  Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), o DF Legal e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

Leia também   Mais de quatro mil sorteados no Nota Legal ainda não resgataram prêmios

“É nítida a capacidade de integração e interação dos participantes”, destacou o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres. “Nosso foco é a redução de crimes contra a vida em todas as regiões do Distrito Federal, mas percebemos a redução de outros delitos, como tráfico de drogas e os crimes contra o patrimônio”, complementou.

Como resultado, Torres citou o que aconteceu em janeiro, quando houve queda de 34% dos roubos no Distrito Federal, no comparativo com o mesmo período de 2020.

Entorpecentes, armasse e álcool

Cães da PMDF e da PCDF participaram da ação, para identificação de entorpecentes e armas. “Atuamos também na repressão ao tráfico de drogas e o porte ilegal de arma, o uso dos cães contribui com o trabalho policial”, pontou o secretário de Segurança Pública.

Leia também   Vacinas para 66 anos e profissionais de segurança

O Detran-DF montou barreiras nas cidades e consultou a situação de 70 veículos, com apoio do DER/DF. Doze condutores foram autuados por alcoolemia, e oito veículos foram removidos ao depósito.

Bombeiros militares fizeram orientações em 27 estabelecimentos comerciais sobre a importância de manter em dia a documentação e cumprir exigências, como saídas de emergência.

12Total de condutores de veículos autuados por consumo de álcool

O DF Legal visitou 68 estabelecimentos nas seis regiões. Cinco deles receberam notificação e outros cinco foram multados. Três foram interditados.

A Quinto Mandamento é uma operação contínua. Os locais em que a ação ocorre são definidos semanalmente a partir de análises dos locais, dias e horários em que crimes ocorrem com maior frequência.

Leia também   GDF lança campanha de prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

(Agência Brasília)

Read Previous

Do cancelamento à fama: como o BBB interfere na carreira dos brothers?

Read Next

A melhor escolha é correr na esteira ou ir para a rua?