• 29/04/2024

Mais de 500 estabelecimentos foram vistoriados em ação noturna da Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária percorreu as quadras da Asa Sul, entre às 22h desta sexta-feira (12) e 2h deste sábado (13) para fiscalizar o cumprimento dos decretos nº 41.849 que suspendeu o funcionamento de várias atividades e nº 41.874 que instituiu o toque de recolher, das 22h às 5h, até o dia 22 de março. Os fiscais vistoriaram 535 estabelecimentos, entre supermercados, restaurantes, lanchonetes, bares e lojas de conveniência. Uma lanchonete foi multada por estar funcionando após às 22h.
A operação também resultou na emissão de nove termos de orientação em supermercados e três nos demais estabelecimentos vistoriados. O termo é aplicado quando o estabelecimento tem alguma inconformidade com as normas sanitárias e os fiscais orientam a corrigi-la imediatamente.

“Neste momento de crise biológica é fundamental que todos os estabelecimentos essenciais cumpram todos os protocolos de segurança e medidas preventivas de transmissão da pandemia. O não cumprimento acarretará em multa de 2 mil a 70 mil, e interdição do local”, ressalta a gerente de fiscalização da Vigilância Sanitária, Márcia Olivé.

Enfrentamento a pandemia

As medidas restritivas do Governo do Distrito Federal são para frear a disseminação do novo coronavírus na capital do país, cuja taxa de transmissibilidade continua alta. Atualmente o indicador está em 1.12. Isso significa que cem pessoas podem transmitir o vírus Sars-CoV-2 para outras 112 pessoas.

Leia também   Queiroga faz apelo para que vacinados não deixem de tomar segunda dose
Os supermercados são considerados serviços essenciais e podem permanecer abertos. No entanto, após às 20h fica proibida a venda de bebidas alcoólicas. Também está vedado o consumo de quaisquer produtos nesses locais, ou em outros estabelecimentos autorizados a funcionar.
Restaurantes e bares podem funcionar, até às 22h, desde que ofereçam serviço delivery, drive-thru e take-out. O atendimento ao público no interior ou arredores está proibido.
(Agência Saúde – DF)
Fotos: Divulgação / Vigilância Sanitária

 

Read Previous

Caiado inaugura oitavo Hospital de Campanha, com 186 leitos para tratamento da Covid-19, em Uruaçu

Read Next

Governo planeja reduzir valor do seguro-desemprego