Começou nesta semana a substituição das lâmpadas convencionais pelas modernas e econômicas de LED nas avenidas do bairro Jardins Mangueiral. Foi o primeiro contrato executado pela nova gestão de trabalho da região administrativa com a Companhia Energética de Brasília (CEB).
Veja também
PMDF bate recorde de autuações por alcoolemia ao volante em maio
A emenda parlamentar que liberou os recursos é do deputado João Cardoso. Um valor de R$ 400 mil foi destinado para manutenção e melhoria do sistema de iluminação pública em várias áreas do Jardim Botânico.
Entre as áreas já iluminadas estão a Avenida Principal do Jardins Mangueiral; as entradas ligadas à 463, que dão acesso ao CPS, ao posto e ao Mercado União; a saída para São Sebastião; e a saída no final da QC15, próximo ao Balão do Mirante.
O administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, acompanhou o trabalho e falou do benefício da substituição das lâmpadas convencionais de vapor de sódio pelas mais modernas e eficientes, além destacar a meta de tornar a região na terceira cidade 100% LED de Brasília, atrás do Cruzeiro e da Octogonal.
“A melhoria da iluminação contribui também para a melhoria da sensação de segurança do cidadão. Além disso, reduz os gastos públicos com iluminação pública”, observou.
As lâmpadas de LED – ou “Light Emitting Diode” (Diodo Emissor de Luz) – gastam menos energia, apesar de terem o fluxo luminoso igual ao das fluorescentes. Por isso, esse modelo é mais sustentável e eficiente, visto que gera uma economia de energia de 50% a 80%. Assim, há redução de custo e de emissões de carbono.
Foto: Divulgação/Adm Jardim Botânico
(Agência Brasília)