Corpo de Bombeiros teve trabalho para controlar um grande incêndio florestalque atingiu a vegetação próximo ao Jardins Mangueiral, nesta terça-feira (17/09/2019). O fogo também chegou à área do Complexo Penitenciário da Papuda. Vídeos mostram as chamas queimando uma região ao lado do estacionamento da Penitenciária 2 (PDFII).
De acordo com a corporação, o incêndio começou no fim da manhã, perto do Jardins Mangueiral. Devido às condições de temperatura, umidade baixa e mudanças na direção do vento, as labaredas avançaram na direção da Papuda.
A fim de evitar que o fogo se propagasse ainda mais, os bombeiros atuaram na região com 40 militares, nove viaturas e duas aeronave: um avião e um helicóptero. Até a última atualização deste texto, o trabalho permanecia. Por essa razão, ainda não é possível estimar o tamanho da área queimada.
Ocorrências se multiplicam
As queimadas em 2019 têm se multiplicado. De acordo com levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros, de janeiro a 15 de setembro deste ano foram registradas 7.575 ocorrências de incêndios em vegetação. A área destruída é calculada em 10.188 hectares, equivalente a quatro vezes o tamanho do Guará. Para efeito de comparação, em todo o ano de 2018 foram 6.483 chamados e 7.642 hectares dizimados pelo fogo.
Dentre os casos computados neste ano, um resultou na morte da bombeira militar Marizelli Armelinda Dias , 31 anos. Ela e sua equipe combatiam uma queimada na QNL 2, em Taguatinga Norte, perto da Super Adega, na manhã de domingo (15/09/2019), quando um galho de árvore caiu sobre a rede de alta tensão. Os fios atingiram a soldado, que recebeu uma forte descarga elétrica.
Marizelli ainda foi levada com vida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O óbito foi registrado no fim da tarde do domingo. O velório e sepultamento ocorreram nessa segunda (16/09/2019) com honras militares.
Fonte: Metrópoles