• 22/11/2024

Governo investe R$ 7 milhões para desobstruir galerias pluviais e evitar alagamentos

À espera do período de chuvas, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem reforçado o trabalho de desobstrução da rede pluvial em todas as cidades. A ação tem como objetivo minimizar os efeitos provocados pelo período de chuvas, evitando ou reduzindo possíveis alagamentos.

Veja também

Mais escolas e creches, infraestrutura e um hospital para São Sebastião

Desde 2020, foram investidos R$ 6,8 milhões em serviços de limpeza de bocas de lobo, bueiros, tubulações, construção e reconstrução de caixas e sistemas de rede de águas pluviais. Um trabalho concentrado pela Novacap e pela Secretaria de Governo, por meio do programa GDF Presente. Semanalmente, seis equipes se revezam entre reparos e desobstrução das galerias e bocas de lobo. Além disso, os reeducandos do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária, reforçam esse trabalho.

“Temos projetos maiores para suportar as chuvas, como o DrenarDF, mas esse serviço de limpeza das bocas de lobo e de construção de novas captações de água são essenciais para minimizar o impacto das chuvas. Melhorou muito em nosso governo, mas precisamos avançar cada vez mais”, afirma o governador Ibaneis Rocha.

O governo iniciou os trabalhos preventivos pelas tesourinhas da Asa Norte, onde há possibilidade de ocorrência de retenção de água. Com o suporte de um caminhão de hidrojato, materiais descartados irregularmente e folhas secas são retirados dos canais de passagem da chuva. Tampas de bueiros e tubulações danificadas também passam por manutenção.

Leia também   “Vivia o melhor momento”, diz amiga de mulher morta na Asa Sul

No ano passado, 10,4 mil canais de rede de drenagem foram limpos, ultrapassando 1,1 mil toneladas de materiais retirados do sistema. O trabalho contabilizou oito mil bocas de lobo e 2,4 mil caixas de acesso à rede, chamadas de poços de visita. Também em 2021, o governo construiu três bacias de contenção em pontos problemáticos da Asa Norte.

 

Read Previous

Brasileiro é preso após apontar arma para Cristina Kirchner

Read Next

Palavra de policial não deve ser a única base para condenação, defende ministro do STJ