Além dos ônibus, agora os táxis e veículos do serviço de transporte individual privado de passageiros (por meio de aplicativos) também terão de trafegar com janelas abertas e serem higienizados de forma intensificada. A determinação foi formalizada por portaria da Secretaria de Mobilidade publicada na noite desta quarta (19).
As medidas estão de acordo com o Plano de Contingência Distrital, que tem como objetivo combater a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19).
Segundo a orientação da pasta, a higienização deverá ser feita com uso de álcool etílico hidratado 70%, em especial nos pontos de maior contato – como maçanetas, bancos, volantes, apoios de braços e cintos de segurança.
A portaria editada ontem também prorrogou o prazo de renovação de autorizações de táxi e as vistorias de ônibus que atuam no transporte público coletivo do DF. De acordo com a portaria, todas as autorizações do serviço de táxi ficam prorrogadas até 11 de maio de 2020.
A regra vale para os casos em que as autorizações têm ou tiveram vencimento no período entre 1 de fevereiro de 2020 e 10 de maio do mesmo ano. Já os novos pedidos de transferências, previstos na Lei nº 5.323/2014, ficam suspensos também até 11 de maio de 2020.
Ainda de acordo com o Plano de Contingência do GDF, que determinou o distanciamento social dos servidores públicos, a Semob prorrogou as vigências das vistorias dos ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF.
As vistorias poderão voltar a ser feitas após 15 dias. No mesmo sentido, foram revalidadas, até 30 de março de 2020, as vistorias dos táxis que venceram ou vencerão no período de 9 a 22 de março de 2020.
(Agência Brasília)