• 22/11/2024

GDF alerta para o golpe do falso agendamento para vacinação

Se aproveitando do início da imunização contra a Covid-19 no DF, criminosos estão ludibriando cidadãos e cidadãs por meio do golpe do falso agendamento para vacinação. Ciente do risco, a Secretaria de Saúde do DF (SES) e o Ministério da Saúde emitiram um alerta sobre a fraude.

A vítima recebe uma ligação oferecendo um falso agendamento para a imunização do novo coronavírus. Os golpistas então solicitam dados pessoais e enviam por SMS um código ou um link de confirmação para o celular, pedindo para que a pessoa informe os números enviados ou clique no link. Caso a vítima faça alguma das ações, os golpistas conseguem clonar o aplicativo de mensagens ou acessar dados sigilosos do celular.

Leia também   Capital Federal se despede do Brasília Iluminada

“Quem estiver na lista de prioridade, deve apenas procurar uma unidade de saúde portando documento de identificação com foto e número do CPF, pois o cadastramento será feito in loco”, explica o secretário-adjunto de Assistência à Saúde substituto, Alexandre Garcia. “Não é o cidadão que irá fazer o cadastro, é a Secretaria de Saúde. Não acredite em golpistas”.

Por meio de seu perfil no Twitter, o Ministério da Saúde também alerta para o golpe e avisa que “não telefona para marcar vacinação contra Covid-19 nem pede confirmação de códigos enviados por SMS”.

Leia também   Programa de educação do DF está entre os 24 mais inovadores do mundo

Até o momento, mais de duas mil pessoas já foram vacinadas no DF. A primeira fase de vacinação contra a Covid-19 contempla profissionais da rede pública e privada de saúde que estão na linha de frente no enfrentamento da pandemia, idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência que vivem em unidades de acolhimento, cuidadores que atuam nessas instituições e povos indígenas.

A SES reforça que a população não procure as unidades de saúde, pois neste primeiro momento somente será vacinado o público-alvo informado.

Novo golpe, velho método

Leia também   Mega-Sena pode pagar R$ 11 milhões neste sábado (16/3)

O modus operanti do falso agendamento da vacinação já é conhecido e amplamente utilizado por golpistas desde o começo do ano passado, início do período de quarentena da pandemia. No primeiro semestre de 2020, o número de ocorrências de estelionato virtual no DF aumentou 347% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para denunciar golpes de estelionato virtual, a Polícia Civil do DF informa os seguintes números: 197 ou 3207-4892; ou pelo WhatsApp: (61) 98626-1197.


(Agência Brasília)

Read Previous

Conheça os programas que utilizam as notas do Enem

Read Next

As 4 dicas da especialista em produtividade do Google para seu home office