• 19/05/2025

DF é destaque na redução de crimes violentos no Brasil em 2019

Em recente levantamento divulgado pelo Monitor da Violência, o Distrito Federal figura como uma das unidades da federação com menor taxa de crimes violentos letais intencionais do Brasil. O Monitor tem como objetivo produzir dados para discutir a violência e apontar soluções. O estudo, realizado pelo Portal G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontou ainda a redução de 19% nestes crimes no Brasil, de 51.558 em 2018 para 41.635 ano passado.

O DF registrou, em todo ano passado, índice de 14.6 crimes violentos por cem mil habitantes, de acordo com o Monitor. O índice é uma metodologia internacional para aferir o nível de violência de determinado lugar, relacionando o número da criminalidade com a população. Em números absolutos foram 436 vítimas deste tipo de crime no período analisado.

Leia também   Caixa libera saque da 2ª parcela do auxílio para nascidos em março

A capital do país está em quarto lugar entre os estados que registraram menor número de crimes violentos no ano passado, atrás de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. No entanto, os dados do G1 não incluem as mortes em decorrência de intervenção policial e, como o DF possui um número muito baixo deste tipo de crime, é possível que o índice local seja ainda melhor. Os meses de fevereiro, julho e agosto registraram os menores índices no DF ao longo de 2019.

De acordo com o secretário de Segurança, delegado Anderson Torres, o DF é referência para outros estados quando o assunto é solução de crimes violentos, uso da inteligência no enfrentamento ao crime organizado e trabalho integrado das forças de segurança. “Estudamos as circunstâncias de cada crime e atuamos com foco em locais críticos. Ano passado atingimos a marca de menor índice de crimes violentos letais intencionais em 35 anos no DF”.

Leia também   Unidade Integrada de Segurança Pública no Setor Comercial Sul deve ser anunciada em breve

Metas e resultados

Uma das medidas estratégicas implementadas, desde o início do ano passado, pela SSP para conter a criminalidade foi a estipulação de metas e a cobrança de resultados até o ano de 2022. Em 2019, o objetivo era fechar o ano com a taxa de 13,4 mortes para cada 100 mil habitantes. Porém, a taxa foi ainda menor: 13/100 mil, um cenário muito próximo da meta estimada para 2020, que é de 12,9/100 mil.

(Agência Brasília)

Read Previous

Moradores de Vicente Pires terão mutirão de vendas neste fim de semana

Read Next

Câncer: Inca alerta para sinais e sintomas persistentes em crianças

error: Content is protected !!