• 21/06/2024

Desvio de trânsito na EPTG, sentido Eixo Monumental, começa na quarta (10)

Quem trafega diariamente pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG) já deve ter se deparado com uma nova faixa construída no canteiro central, logo após a última passarela de pedestres da via. É justamente neste local que será adotado desvio de trânsito, a partir de quarta-feira (10), para a implantação do corredor de ônibus BRT na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig).

Veja também

Detran abre inscrições para cursos presenciais em 2024

O motorista que se desloca na EPTG, sentido Eixo Monumental, deve acessar a faixa reversa ou a via marginal. Já os motoristas que desejarem acessar o Setor Policial Sul devem seguir pela marginal até antes do viaduto de acesso | Foto: Divulgação/Secretaria de Obras

O motorista que se desloca na EPTG, sentido Eixo Monumental, deve acessar a faixa reversa ou a via marginal, antes do viaduto com a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). Já os motoristas que desejarem chegar ao Setor Policial Sul devem seguir obrigatoriamente pela marginal até antes do viaduto de acesso ao Setor Policial. A obra será executada num trecho de 640 metros que se estende da altura do viaduto da Epia até a chegada à Octogonal.

“Essa é a primeira de uma série de desvios de trânsito que será adotada ao longo da via para a continuidade das obras do Corredor Eixo Oeste. Vamos aproveitar esse período de férias escolares em que o fluxo de veículos é menor para que os motoristas possam se adaptar à mudança”, explica a secretária-executiva de Obras, Janaína Chagas.

No trecho em obras, das quatro faixas de rolamento existentes na via EPTG, as três faixas mais à esquerda ficarão totalmente bloqueadas. A única faixa livre, mais à direita, será exclusiva para o transporte coletivo.

“Apenas os ônibus poderão utilizar essa faixa mais à direita. Os demais veículos devem usar a faixa reversa ou a via marginal. Vamos usar os primeiros dias para observar o comportamento do trânsito e fazer os ajustes que se fizerem necessários. Para tanto, contaremos com o apoio de agentes de trânsito do DER para orientação dos motoristas”, reforça a secretária-executiva.

Os motoristas que trafegam na Epia Norte também precisam ficar atentos. Isso porque a alça do viaduto que dá acesso à via Epig ficará interditada durante todo o período da obra. Portanto, quem quiser acessar a via Epig deverá utilizar o retorno situado em frente à Novacap.

A obra

As obras na via Epig preveem a implantação de faixa exclusiva para ônibus no sistema BRT, a construção de nove viadutos, estações BRT, passagens para pedestres e ciclovias. Por questões de logística e segurança, esses serviços serão feitos em seis trechos.

O primeiro trecho, situado na interseção da via EPTG com a via Epig, abrange a implantação de corredor BRT, a construção de dois novos viadutos, instalação de ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.

(Agência Brasília)

Leia também   Iges-DF cria Comitê de Combate ao Coronavírus

Read Previous

Dorival aceita convite para assumir seleção brasileira

Read Next

O polêmico ‘chip da beleza’ que preocupa médicos e pode causar até AVC