Por Fabiana Oliveira
Na manhã desta terça feira (19), começou a vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal com a presença do governador, Ibaneis Rocha (MDB), e do secretário de Saúde, Osnei Okumoto. A primeira dose aplicada simbolicamente ocorreu no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), que é referência no tratamento da doença. A enfermeira Lídia Rodrigues Marques, de 31 anos, que trabalha na emergência do pronto-socorro da unidade foi quem recebeu a vacina.
Emocionada, a enfermeira fez questão de agradecer. “Ainda estou sem acreditar, mas estou emocionada e feliz por ser a primeira vacinada e grata pela oportunidade”, disse Lídia.
Além da enfermeira, durante a solenidade outros cinco colaborados do Hran foram vacinados. Eles também atuam na linha de frente de combate à doença na unidade hospitalar.
Inicialmente, os brasilienses já contam com 106.160 doses da vacina chinesa Coronavac que vão imunizar, em duas etapas, 53.080 pessoas. No primeiro momento da imunização, serão contemplados trabalhadores da saúde, idosos e deficientes institucionalizados, cuidadores que atuam nessas instituições e indígenas.
O governador Ibaneis Rocha enfatizou que a vacinação começou pelos profissionais de saúde e os colaboradores que trabalham no sistema de saúde do DF. Segundo Ibaneis, o gesto é um de ato de proteção e reconhecimento pelos serviços e cuidados prestados durante a pandemia com a população brasiliense.
“Se começa a vacinação exatamente pelo grupo que está dentro dos hospitais”, reforçou o governador.
Veja o vídeo da vacinação:
Foto: José Fernando Vilela/Expressão Brasiliense