• 09/03/2025

Carnaval impulsiona comércio e empresas de transporte no DF

O Carnaval de 2025 movimentou a economia do Distrito Federal, com destaque para o setor de transportes privados de passageiros. Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF revelou que 74% dos motoristas registraram aumento no número de corridas durante o feriado, evidenciando a intensa circulação de foliões.

No comércio, as expectativas de vendas durante os eventos de Carnaval foram positivas. Entre os empresários entrevistados, 58% projetaram vendas superiores às de 2024. Em contrapartida, 22% anteciparam queda no faturamento do período e outros 20% anunciaram estabilidade em relação ao ano anterior.

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Para os que projetaram crescimento, as estimativas variaram: 43% disseram que teriam um aumento entre 10 e 20%. Na sequência, 40% previram um avanço mais modesto, de até 10%, e 15% dos lojistas apostaram em um salto entre 20 e 30%.

“Esta pesquisa indica que o Carnaval do Distrito Federal está em crescimento, consolidando-se como um evento cada vez mais relevante para a economia e a cultura da nossa capital”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Entre os lojistas que estipularam retração, 32% estimaram queda entre 10 e 20%, enquanto 24% apontaram redução entre 20 e 30% e, logo em seguida, 20% indicaram diminuição de até 10% no faturamento.

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Além da expectativa de vendas, a sondagem analisou os estoques para atender à demanda carnavalesca. A maioria dos lojistas (72%) já se consideravam preparados, com uma quantidade de produtos adequada. Outros 16% apontaram ter estoques acima do necessário, enquanto 12% avaliaram que provavelmente seriam insuficientes.

Diferentemente do período de fim de ano, época em que a contratação de funcionários temporários é comum no varejo, o Carnaval não gerou a mesma necessidade. Apenas 8% das empresas contrataram trabalhadores específicos para o período, enquanto 92% não demonstraram intenção de reforçar a equipe.

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Metodologia

Os dados da sondagem foram coletados entre os dias 24 de fevereiro e 3 de março de 2025. A abordagem aos lojistas se deu de forma aleatória, em diversos pontos do DF, resultando em uma amostra de 142 empresas e 34 agentes de transporte de passageiros. Os segmentos consultados incluíram bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas, supermercados, lojas de fantasias, empresas de eventos e ambulantes.

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