• 04/07/2025

População do DF com mais de 70 anos está 100% imunizada

O Distrito Federal atingiu, na última segunda-feira (12), a marca de 100% da população estimada de 70 anos ou mais com a imunização contra a covid-19 completa, ou seja, 100% do público vacinado com as duas doses da vacina anticovid. Ao todo, segundo a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a capital do país soma 142.131 indivíduos com 70 anos ou mais.

Veja também

Educação com servidores prontos para a volta às aulas

O percentual de vacinados ultrapassa 100% nos grupos acima de 70 anos. Isso ocorre pois consta nos registros da vacinação a aplicação de doses em pessoas de outras unidades da federação que se vacinaram no DF, ou seja, mais pessoas além do previsto.

Leia também   Governador decreta ponto facultativo na próxima quinta (1/4)

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, comemorou mais esse avanço no processo de vacinação no Distrito Federal. “Estamos alcançando a imunização de um público significativo da população graças ao empenho dos profissionais de saúde da rede pública e ao apoio que temos recebido do governador Ibaneis Rocha para evoluirmos em meio a tantas adversidades”, disse Okumoto, lembrando que o Distrito Federal “faz a vacinação de pessoas de todos os estados da Federação e sempre tem garantido a aplicação da segunda dose, completando de forma correta a imunização”.

Nos grupos de 60 a 64 anos e de 65 a 69 anos, a cobertura ultrapassa 90% com a primeira dose, no entanto, com a segunda, o percentual de vacinados ainda é baixo, com apenas 10,73% de doses de reforço aplicadas em pessoas de 60 a 64 anos. A diferença ocorre porque a maioria dos indivíduos dessa faixa etária recebeu a vacina AstraZeneca, cujo intervalo é maior, de 90 dias. A vacinação desse público começou em abril, e julho será o mês em que a maior parte desse público deve voltar aos pontos de vacinação para completar o ciclo vacinal.

image.png

A campanha de vacinação no DF atualmente contempla o público de 41 anos ou mais. Em coletiva de imprensa na última segunda-feira (12), os secretários da Casa Civil, Gustavo Rocha e de Saúde, Osnei Okumoto, informaram que a vacinação irá avançar para mais faixas etárias na próxima semana com a previsão da chegada, até sexta-feira (16), de mais doses de imunizantes contra a covid-19. Com a nova remessa, poderá ser aberto agendamento para quem tem 38, 39 e 40 anos, além de reabrir a marcação para as pessoas de 41 anos.

Leia também   Ibaneis anuncia que vai pagar a 3ª parcela devida aos servidores desde 2015

Ainda na coletiva, os secretários disseram que, após inúmeras reuniões, o Ministério da Saúde se comprometeu a readequar as doses da vacina enviadas ao Distrito Federal, uma vez que os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que contabilizavam a população residente no DF estavam desatualizados.

Até o momento, 1.081.636 pessoas receberam a primeira dose, 368.426 receberam a segunda dose e 33.729 a dose única (imunizante da Janssen).

(Agência Brasília)

Read Previous

Vacina contra gripe pode reduzir sintomas graves da covid, aponta estudo

Read Next

Dívidas podem ser quitadas por até R$ 100 na Serasa. Desconto chega a 99%

error: Content is protected !!