• 21/11/2024

Pfizer para crianças: vacina não é a mesma usada em adultos

Por Portal Exame

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira, 16, a liberação da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech para crianças entre 5 e 11 anos.

Veja também

Pílula da Pfizer é 89% eficaz no tratamento da covid-19

A aplicação das doses, entretanto, não será imediata. Isso porque a vacina infantil contra a covid-19 não é a mesma disponível para o público adulto e ainda terá que ser importada.

A dose para essa faixa etária é de 1/3 em relação à formulação já aprovada no Brasil. Além disso, a formulação pediátrica é diferente daquela aprovada para o público com mais de 12 anos e, portanto, não pode ser utilizada a formulação de adultos diluída. Os frascos também terão a tampa da cor laranja, para diferenciar das doses já usadas em maiores de 12 anos.

Leia também   Câmara Legislativa reconhece estado de calamidade pública no Distrito Federal

Eficácia em crianças

Em outubro, a Pfizer disse que a vacina é segura e mais de 90,7%. O estudo que validou a eficácia acompanhou 2.268 crianças de 5 a 11 anos que receberam duas doses da vacina ou placebo, com três semanas de intervalo. Cada dose foi um terço da quantidade administrada a adolescentes e adultos.

Segundo os pesquisadores, 16 crianças que receberam o placebo foram infectadas com covid-19, em comparação com três que receberam o imunizante.

Read Previous

Inscrição ao programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social passa a ser permanente

Read Next

Ministro da Economia diz que país terá desaceleração em 2022