• 3 de março de 2024

Google Fotos começa a liberar função que agrupa imagens parecidas

Alguns usuários do Pixel 8 já começaram a receber o recurso Photo Stack no aplicativo do Google Fotos. A novidade, que pode ser traduzida livremente para “Empilhamento de Fotos”, mas segue sem nome oficial em português brasileiro, permite agrupar várias imagens similares dentro de uma só miniatura na biblioteca.

Foto: Lucas Wetten/Canaltech / Canaltech

A ferramenta é aplicada para fotos tiradas no mesmo momento, ou seja, não vai criar um grupo de imagens com uma foto atual e outra de meses atrás. O Photo Stack estava em desenvolvimento desde o mês passado e agora já é possível ver um exemplo visual do serviço, publicado pela conta alexandriaofwar no Reddit.

Leia também   Governo substitui ministros que pretendem se candidatar nas eleições

Na imagem, o Google Fotos oferece a opção para usar a função e agrupar fotos tiradas juntas de forma automática: assim, a miniatura na biblioteca inclui um ícone de quadrados no topo e informa quantas outras imagens estão armazenadas. A novidade pode ser bem útil para poupar espaço e até facilitar a remoção de fotos repetidas, mas precisa ser ativada manualmente por cada pessoa.

Distribuído aos poucos

Ainda não é possível saber mais detalhes sobre a distribuição do Photo Stack para mais dispositivos, mas é provável que o público geral receba o recurso no Android no futuro (isso já ocorreu com outras funções lançadas com exclusividade do Fotos para celulares Pixel). Em teste feito pelo Canaltech, a tela ainda não estava disponível na versão 6.60 do Fotos para Android.

Leia também   As tecnologias por trás da Olimpíada 2021

Enquanto isso, já é possível conferir o funcionamento da opção, publicada pelo leaker AssembleDebug, que encontrou a novidade no código da versão Beta: o app permite ativar o Photo Stack a partir de um ícone de três pontos na tela inicial e apresenta recursos para escolher qual imagem vai ser a capa do agrupamento.

O Fotos pode usar a configuração para deixar a biblioteca mais organizada, sem muitas imagens repetidas sobre o mesmo tema, e ainda permite identificar fotos repetidas na hora de liberar espaço no armazenamento. Vale lembrar que o aplicativo Fotos, do iOS, tem uma função de agrupamento bem parecida com as Live Photos.

Leia também   Com alta de casos da Ômicron, novas variantes devem surgir, diz OMS

Aplicativo também lançou novo gerador de vídeos

Outra função aguardada para o Google Fotos é o novo gerador de vídeos do app: o recurso usa IA para identificar alguns destaques da galeria, como uma viagem ou os registros com pessoas específicas, e cria rapidamente um vídeo curto na vertical, adaptado para Reels do Instagram ou publicações no TikTok.

A função foi oficialmente liberada pelo Google no final de outubro para alguns usuários no exterior e deve aparecer por aqui em atualizações futuras.

Canaltech

Read Previous

Inscrições para quem for fazer a prova do Enem em dezembro começam nesta segunda (13)

Read Next

Bancos fecham nesta quarta-feira e reabrem na quinta