• 20/07/2024

Google Fotos começa a liberar função que agrupa imagens parecidas

Alguns usuários do Pixel 8 já começaram a receber o recurso Photo Stack no aplicativo do Google Fotos. A novidade, que pode ser traduzida livremente para “Empilhamento de Fotos”, mas segue sem nome oficial em português brasileiro, permite agrupar várias imagens similares dentro de uma só miniatura na biblioteca.

Foto: Lucas Wetten/Canaltech / Canaltech

A ferramenta é aplicada para fotos tiradas no mesmo momento, ou seja, não vai criar um grupo de imagens com uma foto atual e outra de meses atrás. O Photo Stack estava em desenvolvimento desde o mês passado e agora já é possível ver um exemplo visual do serviço, publicado pela conta alexandriaofwar no Reddit.

Leia também   Será o WhatsApp o principal candidato a primeiro superapp do Brasil?

Na imagem, o Google Fotos oferece a opção para usar a função e agrupar fotos tiradas juntas de forma automática: assim, a miniatura na biblioteca inclui um ícone de quadrados no topo e informa quantas outras imagens estão armazenadas. A novidade pode ser bem útil para poupar espaço e até facilitar a remoção de fotos repetidas, mas precisa ser ativada manualmente por cada pessoa.

Distribuído aos poucos

Ainda não é possível saber mais detalhes sobre a distribuição do Photo Stack para mais dispositivos, mas é provável que o público geral receba o recurso no Android no futuro (isso já ocorreu com outras funções lançadas com exclusividade do Fotos para celulares Pixel). Em teste feito pelo Canaltech, a tela ainda não estava disponível na versão 6.60 do Fotos para Android.

Leia também   Alimentação correta pode ser uma grande aliada na recuperação pós-covid

Enquanto isso, já é possível conferir o funcionamento da opção, publicada pelo leaker AssembleDebug, que encontrou a novidade no código da versão Beta: o app permite ativar o Photo Stack a partir de um ícone de três pontos na tela inicial e apresenta recursos para escolher qual imagem vai ser a capa do agrupamento.

O Fotos pode usar a configuração para deixar a biblioteca mais organizada, sem muitas imagens repetidas sobre o mesmo tema, e ainda permite identificar fotos repetidas na hora de liberar espaço no armazenamento. Vale lembrar que o aplicativo Fotos, do iOS, tem uma função de agrupamento bem parecida com as Live Photos.

Leia também   Novavax começa ensaio de combinação entre vacinas contra covid e gripe

Aplicativo também lançou novo gerador de vídeos

Outra função aguardada para o Google Fotos é o novo gerador de vídeos do app: o recurso usa IA para identificar alguns destaques da galeria, como uma viagem ou os registros com pessoas específicas, e cria rapidamente um vídeo curto na vertical, adaptado para Reels do Instagram ou publicações no TikTok.

A função foi oficialmente liberada pelo Google no final de outubro para alguns usuários no exterior e deve aparecer por aqui em atualizações futuras.

Canaltech

Read Previous

Inscrições para quem for fazer a prova do Enem em dezembro começam nesta segunda (13)

Read Next

Bancos fecham nesta quarta-feira e reabrem na quinta