• 22/11/2024

Google cria plataforma para aumentar segurança das crianças na internet

Por Portal Exame

segurança das crianças na internet é tema cada vez mais prioritário entre as famílias e instituições de ensino, principalmente com o aumento exponencial do uso de tecnologias, o que só foi intensificado durante o período da pandemia do coronavírus.

Veja também

Vício em games é reconhecido como doença pela OMS; saiba como identificar

Como tentativa de contribuir para que crianças tenham uma experiência mais segura e confiante no ambiente on-line, o Google anunciou o lançamento da “Seja Incrível na Internet“, plataforma educativa que convida pais, responsáveis e educadores a dialogarem sobre segurança on-line com conteúdos interativos.

Leia também   Vacina da Janssen recebe registro definitivo da Anvisa

O site conta com uma série de materiais e ferramentas desenvolvidas em parceria com especialistas globais em segurança digital, como Safernet, ConnectSafely e Family Online Safety Institute, com orientações, dicas, atividades e ferramentas para preparar crianças para usar a Internet de modo consciente e seguro.

Entre eles estão o Currículo do Seja Incrível na Internet com planos de aula sobre fundamentos de segurança e cidadania digital para serem usados nas salas de aula, o Guia da Família, o jogo educativo Interland, o guia de Bem-estar Digital e outros recursos.

Leia também   O futuro do tratamento contra a covid: pílulas, inaladores e sprays nasais

O programa educativo se divide entre cinco trilhas:

  • Não caia em armadilhas (Fique Atento na Internet);
  • Proteja seus segredos (Seja Forte na Internet);
  • É legal ser gentil (Seja Gentil na Internet);
  • Na dúvida, fale com alguém (Seja Corajoso na Internet) e
  • Compartilhe com cuidado (Seja Inteligente na Internet).

Neste última, o objetivo é incentivar nas crianças o cuidado no momento de compartilhar informações e conteúdos na Internet, tratando a comunicação on-line da mesma forma que a offline. A dica aqui é criar regras sobre o que é ou não é adequado compartilhar na rede, tendo como foco a segurança dos dados pessoais de amigos e familiares.

Leia também   Retrospectiva 2020: tudo digital, internet fixa à prova, avanços na logística e mais

Read Previous

“Reage, bota um cropped”: famosas mostram como usar a peça

Read Next

Brasil chega a 70,26% da população com vacinação completa contra a covid