É possível utilizar a mesma conta do WhatsApp em dois celulares simultaneamente pelo recurso de conexão em múltiplos aparelhos. Dessa forma, você pode acessar suas conversas e interagir no mensageiro em até quatro telefones diferentes.
Veja também
Quais iPhones serão descontinuados com lançamento do iPhone 15?
O recurso é bastante conhecido por pessoas que conectam o WhatsApp em navegadores da web, tablets e computadores. O formato continua igual: até quatro celulares podem ser vinculados e funcionam de forma independente, basta ter uma simples conexão com internet para ter acesso às conversas, mídias e chamadas — que continuam protegidas pela criptografia de ponta a ponta.
Logo, você pode trocar de celular sem se desconectar do outro aparelho, perder ou precisar restaurar o backup das mensagens mais recentes. Isso também é uma ótima função para empresas que dependem de mais colaboradores para interagir com clientes em uma mesma conta no WhatsApp Business.
Como conectar o mesmo WhatsApp em outro celular
Com o WhatsApp devidamente instalado em um dispositivo complementar, o aplicativo gera um QR Code para ser escaneado.
A partir disso, veja como usar seu celular principal para conectar a mesma conta do WhatsApp em outros telefones com o sistema iOS (iPhone) e o Android:
No Android
- Abra o WhatsApp no Android;
- Toque no botão de três pontos;
- Selecione “Configurações”;
- Vá em “Aparelhos conectados”;
- Pressione o botão “Conectar um aparelho” e escaneie o QR Code em outro celular.
No iPhone
- Abra o WhatsApp no iPhone;
- Toque na aba “Configurações”;
- Vá em “Aparelhos conectados”;
- Pressione o botão “Conectar um aparelho” e escaneie o QR Code em outro celular.
O que muda para outros métodos?
Antes do WhatsApp distribuir o recurso de múltiplos dispositivos para celulares, desenvolvedores e empresas têm prometido soluções para replicar o mensageiro em vários telefones simultaneamente, assim como outros concorrentes, como o Telegram, já faziam nativamente.
No entanto, a maioria desses métodos compromete a segurança do usuário, já que envolvem a instalação de versões modificadas do aplicativo, uso de extensões ou softwares de terceiros que podem capturar e expor informações confidenciais. É importante estar ciente dos riscos envolvidos antes de utilizar essas soluções.
Além disso, outra “gambiarra oficial” era carregar o WhatsApp Web dentro de um navegador em outro tablet ou celular para ter o mensageiro disponível em dois aparelhos. Desde abril de 2023, porém, é possível conectar até quatro dispositivos extras, incluindo celular, tablets e computadores, para ter acesso à mesma conta do WhatsApp de forma segura, eficiente e nativa.
Nenhum codigo QR válido foi detectado?
Se você não consegue vincular outro celular em sua principal do WhatsApp, pode ser porque você está lendo o QR Code errado — o código em questão é gerado quando você abre o app WhatsApp recém-instalado em um aparelho diferente do seu. Outra possibilidade é o recurso ainda não ter chegado em seu dispositivo. Para ter acesso às últimas atualizações, sempre mantenha o aplicativo atualizado e aguarde até que a função seja liberada em sua conta.
Para ter mais privacidade ao utilizar o WhatsApp, aprenda a tirar o online do mensageiro.