O Itaú Unibanco anunciou o primeiro cartão de pagamento com suporte a comando de voz, desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia Thales. A novidade, que estará disponível a partir de setembro, busca proporcionar maior segurança e autonomia para clientes com deficiência visual na hora de realizar transações financeiras.
Com essa tecnologia, o cartão “fala” o valor da compra antes que o usuário insira a senha, garantindo que a pessoa esteja ciente do montante antes de concluir a transação. A comunicação é feita por meio de um celular, conectado ao cartão via Bluetooth. Ao aproximar o cartão do smartphone, a conexão é realizada de forma segura e rápida.
Toda vez que um pagamento é realizado, o app vocaliza o valor da transação em tempo real. Além disso, o aplicativo também confirma ao usuário se a senha foi digitada corretamente e se a transação foi completada com sucesso.
O funcionamento do sistema se dá pelo aplicativo da Thales, disponível para dispositivos Android e iOS.
Segundo o banco, o cartão será liberado inicialmente para um grupo seleto de clientes, a partir de convites enviados pelo banco, sem uma data exata de lançamento.
Testes
O projeto de desenvolvimento do cartão incluiu a participação de pessoas com deficiência visual nos testes, para garantir que a solução atendesse às necessidades reais desse público.
Gustavo Daniel, head de Vendas de Serviços Bancários e de Pagamentos da Thales no Brasil, comentou em comunicado a iniciativa: “Como líder em soluções inovadoras e mais responsáveis de pagamento, a Thales pretende proporcionar conveniência e autonomia ao maior número de pessoas possível”.
“Temos um forte compromisso com a diversidade e a inclusão. Por isso, desenvolvemos este cartão para que possamos auxiliar milhares de clientes do banco a realizarem seus pagamentos via cartão com muito mais autonomia e segurança nas transações presenciais”, explica Mario Miguel, diretor de Pagamentos, do Itaú Unibanco, em comunicado.
(Portal Byte)