Na noite desta quarta-feira (29), a Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) realizou um simpósio sobre as mudanças no Google Analytics para os jornalistas e profissionais de imprensa dos sites e portais associados à entidade. O encontro teve como objetivo discutir as alterações que estão sendo implementadas no Google Analytics, uma das principais ferramentas utilizadas para aferir a audiência dos veículos de comunicação.
Veja também
Lula declara apoio para Brasil sediar Copa de Futebol Feminino em 2027
Uma das informações mais relevantes apresentadas pelos especialistas em TI que participaram do simpósio foi a de que a versão Universal Analytics (UA), que tem sido amplamente utilizada nos últimos anos, será substituída pelo Google Analytics 4 (GA4).
De acordo com os profissionais de TI, a mudança traz consigo diversas novidades e recursos, o que representa um grande avanço para as estratégias de análise de dados dos sites e portais de notícias..
Durante as discussões foram abordadas também as principais diferenças entre o UA e o GA4, assim como as vantagens e desafios que surgem com a adoção da nova versão da ferramenta. Além disso, os participantes puderam conhecer casos de sucesso e exemplos práticos de como a transição para o GA4 pode trazer impactos positivos nas métricas e resultados das empresas.
O presidente da ABBP, o jornalista José Fernando Vilela, explicou que o simpósio foi uma oportunidade valiosa para que portais associados se atualizem e se preparem para as mudanças que estão por vir no universo do Google Analytics.
“As ferramentas que utilizamos em nossos sites e portais de notícias passam por um processo de atualização constante e esse nosso encontro contribuiu para que nossos associados compreendessem melhor essas mudanças”, afirmou Vilela.
O simpósio contou com a colaboração dos especialistas Fábio Sakamoto, Anderson Epifanio e Marcos Dionny.
(ABBP)