A Secretaria de Saúde recebeu 641 próteses mamárias externas e 641 sutiãs para adaptação, destinados a atender 517 mulheres que aguardam em fila, muitas desde 2013. Os itens estão sendo entregues após avaliação e respeitando a ordem de registro na lista de espera.
Foram adquiridas 206 unidades de próteses mamárias externas tipo gota e em igual quantidade os sutiãs para adaptação de prótese mamária tipo gota.
E mais 435 unidades tipo triangular, com a mesma quantidade de sutiãs para adaptação de prótese do mesmo tipo. Essa quantidade refere-se à primeira execução da ata vigente n° 456/2018. Cada prótese custou R$ 120; cada sutiã, R$ 84,30.
A distribuição de todas as órteses e das próteses ambulatoriais para reabilitação física exige avaliação do usuário no Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses.
“Após esse procedimento, os pacientes que necessitarem do material serão cadastrados e receberão o item à medida que estiver disponível na rede, respeitando a ordem de pacientes em lista”, explica a subsecretária de Logística, Mariana Mendes Rodrigues.
Aumento da autoestima
Para a gerente de Oncologia da Secretaria de Saúde, Érica Batista, a chegada dessas próteses é de extrema importância, do ponto de vista psicológico, para as pacientes mastectomizadas. “Aumenta a autoestima delas e também a adesão ao tratamento”, detalha.
As próteses são utilizadas por mulheres que precisaram retirar a mama em razão de um câncer. Segundo o painel de Oncologia do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 1.863 mulheres estão em tratamento da doença no DF. Porém, nem todas precisam ser mastectomizadas.
Fonte: Agência Brasília