• 04/05/2024

Capital Federal está há mais de 80 dias sem chuva

A presença de uma grande massa de ar seco sobre o interior do país tem impedido a formação de nuvens de chuva no DF nos últimos dias. Em Brasília, a última vez que a estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou chuva foi no dia 04 de junho, e mesmo assim não foi muito, apenas 6,9 mm. Desde então, já são 84 dias sem chuva na capital federal. A média climatológica de agosto na região é de 24,1 mm, portanto, até agora, a chuva do mês está 100% abaixo da média em Brasília. 

Previsão do tempo para a quinta-feira

Nesta quinta-feira (29), o ar continua muito seco no Distrito Federal e ainda não chove. A temperatura sobe um pouco mais em relação aos últimos dias e a sensação térmica será de bastante calor, com máxima perto dos 30°C. Os índices de umidade do ar continuam críticos nas horas mais quentes do dia, abaixo de 20%. Principalmente para as pessoas que possuem problemas respiratórios crônicos, a situação é complicada, e esses baixos índices podem agravar o quadro e provocar crises alérgicas. A atenção com idosos e crianças deve ser redobrada para que não haja desidratação. 

Leia também   GDF entrega 109 novas viaturas à Polícia Civil

Quando volta a chover?

Infelizmente, esse tempo seco ainda deve se prolongar pelo menos até o final de setembro. No decorrer de outubro, quando a primavera começar a se estabelecer de fato, a umidade aumenta no Distrito Federal e voltam a ocorrer pancadas isoladas de chuva.

Segue algumas dicas de especialistas de como amenizar o desconforto durante o período, onde devemos ter alguns cuidados especiais. Com a mudança climática, o corpo é o primeiro a se queixar.

Hidratação

A principal recomendação para os dias secos é tomar bastante água, o que pode ajudar a aliviar a irritação na garganta. Lavar as narinas com soro fisiológico também ajuda a diminuir o desconforto no nariz.

Leia também   Pós-pandemia: Governo de Goiás cria Secretaria da Retomada

Vaporizadores e bacias de água

Em dias muito secos, pode-se recorrer também aos vaporizadores, principalmente na hora de dormir. Mas é importante cuidar para que o ambiente não fique úmido demais, de modo que favoreça o crescimento de fungos. Não se esqueça que a água do vaporizador deve estar sempre bem limpa, para não contaminar e aumentar o número de bactérias no ambiente.

Exercícios físicos

Segundos especialistas é recomendável evitar fazer atividades físicas nos horários mais secos do dia, entre o fim da manhã e o início da tarde.

Leia também   Mães e pais respondem pela maioria da violência contra crianças

Cuidados com os olhos

Quando o clima está seco, as lágrimas também evaporam mais, o que faz com que as pessoas tenham a sensação de olho seco.Para aliviar a secura dos olhos, os médicos recomendam que as pessoas usem colírios do tipo lágrima artificial.Outras dicas do médico são evitar coçar os olhos e higienizar bem as mãos antes de tocar os olhos, no caso das pessoas que usam lentes de contato.

Cuide da sua pele

Já para aliviar o mal-estar causado pelo ressecamento da pele, o ideal é evitar banhos e ambientes muito quentes e abusar dos hidratantes corporais. Para o rosto, o ideal é lavá-lo bem com sabonetes apropriados e utilizar hidratantes. E para os lábios, abuse de protetores labiais e manteiga de cacau.

Da Redação com informações do Terra

Read Previous

Brasília sedia brasileiro de canoagem velocidade e paracanoagem

Read Next

Dia Nacional de Combate ao Fumo 2019 foca nos riscos do narguilé