• 23/05/2024

RS volta a ter temporais nesta sexta e acumulado pode passar dos 100 mm no fim de semana

O Rio Grande do Sul volta a ser atingido por chuvas fortes nesta sexta-feira, 10, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta de perigo para o agravamento das enchentes no estado. A previsão indica que, entre esta sexta e domingo, 12, a chuva mais intensa será entre o centro-norte e leste gaúcho.

Segundo o Instituto, o litoral norte do RS e o sul de Santa Catarina serão as áreas mais afetadas. As chuvas podem passar dos 100 mm, e os ventos mudam de direção, passando a soprar de sul.

Leia também   Carnaval será feriado em 2021? Confira o calendário completo

Entre o fim de domingo, 12, e segunda-feira, 13, as rajadas de vento podem variar de oeste a sul com velocidade acima de 30 km/h. Na terça-feira, 14, os ventos enfraquecem.

Região Sul terá mais temporais nesta sexta-feira, 10
Região Sul terá mais temporais nesta sexta-feira, 10 Foto: Reprodução/Inmet

O Inmet explica que isso acontece devido à instabilidade que volta com mais força ao Rio Grande do Sul no fim de semana. Com a aproximação de uma frente fria, o tempo tende a ficar mais instável. A partir de segunda-feira o frio ganha força, e há possibilidade de geada na terça-feira, 14. O ar frio e seco de origem polar deve afastar a instabilidade, e fazer as chuvas cessarem.

Leia também   Butantan entrega hoje mais 2 milhões de doses de vacina CoronaVac
Inmet emitiu alerta de perigo para as tempestades da região Sul
Inmet emitiu alerta de perigo para as tempestades da região Sul Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto ressalta que as novas chuvas que chegam nessa sexta-feira devem afetar as áreas do estado que já estão comprometidas pelas enchentes, e podem causar ainda mais transtornos. Por isso, o alerta é para que a população siga as orientações da Defesa Civil.

(Portal Terra)

Read Previous

Cartão Prato Cheio: Mensagem de texto enviada aos beneficiários não é fraude

Read Next

Câncer cerebral: veja alguns sinais que podem indicar a doença silenciosa