• 04/04/2025

Recuperação do mercado de trabalho perde força em outubro, aponta FGV

O mercado de trabalho no Brasil continuou em recuperação em outubro porém com menos intensidade, apontou o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) divulgado nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas.

Veja também

Pandemia impacta contratos das mensalidades das escolas em 2021

O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, subiu 2,9 pontos e foi a 84,9 pontos em outubro, no sexto mês seguido de ganhos porém mostrando desaceleração da recuperação desde julho.

“O resultado de outubro confirma o cenário de recuperação do mercado de trabalho. Apesar da sexta (alta) seguida, a melhora tem sido mais tímida com o passar dos meses e o nível atual ainda se encontra consideravelmente abaixo do período pré-pandemia”, explicou em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV IBRE.

Leia também   Eclipse solar do próximo dia 14 será visto de forma total só em partes do Brasil

“A incerteza, que ainda se mantém elevada, e a proximidade do período final de ajuda do governo parecem contribuir para uma maior cautela dos empresários”, completou.

O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) ficou estável pelo segundo mês seguido, a 96,4 pontos, segundo a FGV. O ICD é um indicador com sinal semelhante ao da taxa de desemprego, ou seja, quanto menor o número, melhor o resultado.

“A estabilidade do indicador mostra que a percepção sobre o mercado de trabalho ainda é negativa e sugere piora na taxa de desemprego. O alto patamar também mostra que ainda existe uma longa caminhada para voltar ao nível anterior à pandemia”, disse Tobler.

Leia também   Programa de suspensão de contrato e redução de jornada é prorrogado

(Reuters)

Read Previous

Vacina contra coronavírus: empresa anuncia que testes indicaram 90% de proteção

Read Next

Sala de monitoramento da PM ajuda a reduzir assaltos nos ônibus