• 22/11/2024

Onda de calor faz Brasil entrar em alerta vermelho devido às altas temperaturas

Com a onda de calor que atinge o país, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho nesta sexta-feira (10). Válido até quarta-feira (15), o aviso informa que a temperatura ficará 5ºC acima da média por um período maior do que cinco dias consecutivos.

Veja também

Onda de calor atinge cinco Estados, e temperaturas devem superar 40ºC; veja previsão

A região Centro-Oeste é a mais afetada pelo calor, com destaque para Mato Grosso do Sul, a região centro-sul de Goiás e de Mato Grosso e o Triângulo Mineiro. A onda também atinge as cidades do norte do estado de São Paulo, como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Leia também   Prazo para pedir remanejamento escolar é prorrogado para 25/11

A previsão é de que o calor se estenda para outras regiões do Brasil. As temperaturas podem passar dos 40°C graus no Centro-Oeste, em boa parte do Sudeste e no interior do Nordeste.

As capitais com maiores temperaturas previstas para esse domingo (12) são Campo Grande (41°C), Cuiabá (40°C), Rio de Janeiro (40°C) e Teresina (39°C).

Leia também   Queiroga diz que ConecteSUS deve voltar em dois dias
Cinco dias depois, a projeção do Inmet mostra que a onda de calor deve atingir grande parte do país, deixando apenas a região Sul fora
Cinco dias depois, a projeção do Inmet mostra que a onda de calor deve atingir grande parte do país, deixando apenas a região Sul fora – Reprodução/Inmet

O Instituto já havia emitido alerta amarelo na última quarta para as regiões, antecipando que o calor deveria se expandir ou ter o nível de severidade alterado. A atual onda de calor vem após o período de temperaturas recordes registradas em setembro, que foi o mês mais quente da história brasileira.

A intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos com pelo menos 5°C acima da média) e não aos desvios de temperatura absolutos em si. Assim, se a onda persistir por mais de cinco dias o alerta muda para laranja e, depois, para vermelho, sempre após análise do Inmet.

Leia também   Após veto cair, Bolsonaro promulga lei que proíbe despejos

Read Previous

Participantes voltam aos locais de aplicação para 2ª prova do Enem

Read Next

Michelle encena treino de luta para ironizar acusação de incentivo a golpe de Bolsonaro; veja