• 22/11/2024

Onda de calor atinge cinco Estados, e temperaturas devem superar 40ºC; veja previsão

Áreas de cinco Estados do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil vão enfrentar uma onda de calor nos próximos dias. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que nesta quarta-feira, 8, emitiu alerta de nível amarelo para São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Esse aviso é dado sempre que a previsão indicar que a temperatura deve ficar 5°C acima da média pelo período de pelo menos dois dias consecutivos.

Veja também

Entenda a renegociação de dívidas do Fies

Em São Paulo, a capital está em estado de atenção para altas temperaturas, decretado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), o ar quente e seco mantém o tempo estável nesta quinta-feira, 9. Os termômetros oscilam entre a mínima de 20°C ao amanhecer e a máxima de 34°C no meio da tarde, segundo a Meteoblue.

Leia também   Calor retorna a partir desta quinta, com temperaturas acima de 30°C

Na sexta-feira, 10, a mínima será de 20°C e a máxima de 28°C, e não há expectativa de chuva.

A cidade de São Paulo registrou no dia 24 de setembro a maior temperatura do ano, 36,8ºC, segundo dados do Inmet. De quebra, o recorde de calor em 2023 até agora na capital paulista também foi o mais elevado para o mês de setembro desde 1943, ano em que o Inmet começou a fazer as medições.

Pelo País

Em alguns municípios, principalmente dos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C neste semana. Na tarde de terça-feira, 7, o município de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, já registrou 42,3°C. Em Cuiabá, no Mato Grosso, a temperatura chegou a 40,4°C.

Leia também   Vacina de Oxford pode ser distribuída em junho do ano que vem no Brasil

Segundo a previsão, o forte calor deve continuar ao longo da próxima semana, mas a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações. O Inmet segue monitorando a situação. A partir do sábado, 11, se a situação persistir, o aviso de onda calor será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado.

Estadão

 

Read Previous

Supremo valida norma que autorizou divórcio direto no Brasil

Read Next

Professores recomendam revisão e descanso na reta final para o Enem