A madrugada desta terça-feira, 16 de maio, foi a mais fria de 2023 até agora nas capitais São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Cuiabá (MT). Mas o ar frio de origem polar continua atuando sobre o Brasil no decorrer da semana e vai manter as temperaturas baixas nas madrugadas no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil. Além disso, a subsidência do ar continua forte nos próximos dias acentuando o resfriamento da noite.
Veja também
Gripe: todos com mais de 6 meses podem se vacinar a partir de hoje
As temperaturas mínimas que ocorrem na madrugada ou ao amanhecer ainda devem baixar um pouco mais no decorrer da semana em estados do Sudeste, do Centro-Oeste e em parte do Paraná.
A semana segue com madrugadas bastante geladas e com possibilidade de novos recordes de menor temperatura de 2023, até agora, nas capitais Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande e Brasília.
Recordes de frio atuais
Confira os recordes atuais de menor temperatura em 2023 e os possíveis novos recordes para os próximos dias, até a sexta-feira, 19 de maio. São consideradas as medições do Inmet em estações meteorológicas convencionais para as capitais São Paulo, Belo Horizonte, Vitória e Brasília, e em estações meteorológicas automáticas para as capitais Curitiba e Campo Grande
Curitiba: 8,4°C em 15 de maio (até 8°C nos próximos dias)
São Paulo: 10,8°C em 16 de maio (até 11°C nos próximos dias
Belo Horizonte: 16,4°C em 21 e 24 de abril (até 12°C nos próximos dias)
Vitória: 20,3°C em 3 de maio (até 17°C nos próximos dias)
Brasília: 13,6°C em 6, 14 e 15 de maio (até 12°C nos próximos dias)