• 21/11/2024

Anvisa aprova primeira marca de autoteste no Brasil

Por Portal Exame

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira, 17, o primeiro autoteste de covid-19 do Brasil. O produto registrado pela Anvisa é o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.

Veja também

Com ômicron, Brasil tem janeiro mais mortal desde 2003

O produto aprovado usa amostra de swab nasal não profunda e tem resultado após 15 minutos. A avaliação do pedido de registro na Anvisa levou 16 dias, incluindo quatro dias utilizados pela empresa solicitante para atender exigências técnicas feitas pelo órgão regulador.

Leia também   Tratamento de câncer avançado no pulmão exige análise molecular

Até o momento, a Anvisa já recebeu 69 pedidos de registros de autotestes no Brasil, sendo dez negados. O principal problema foi a falta de documentos e estudos incompletos.

“Para conceder o registro a Anvisa analisa uma série de requisitos técnicos, entre os quais estão a usabilidade e o gerenciamento de risco, que servem para adequar o produto para uso por pessoas leigas dando maior segurança no seu uso”, detalhou a Anvisa em uma nota enviada à imprensa.

Em entrevista, Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, disse que a expectativa das farmácias e drogarias brasileiras para iniciar as vendas dos autotestes é grande. A previsão é de ter nas gôndolas o produto no começo de março.

Leia também   STF conclui julgamento a favor do piso da enfermagem no setor público

Mas algumas incógnitas ainda pairam sobre quando efetivamente a comercialização deve começar. A grande questão se refere à capacidade dos laboratórios em fornecer o produto e o preço em que ele vai chegar às farmácias.

Sérgio Mena Barreto estima que a partir de março os autotestes devem estar disponíveis para a população a um preço médio entre R$ 50 e R$ 60, para ficar abaixo do que já é comercializado hoje em dia.

Read Previous

Detran-DF realizará diversas ações em Santa Maria

Read Next

Pior da inflação ainda não chegou: confira expectativas do Banco Central