• 19/05/2025

Crianças agitadas têm menos chance de se tornarem obesas, diz pesquisa

Se você tem uma criança que não para quieta, pense duas vezes antes de repreendê-la. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Strathclyde, na Escócia, crianças agitadas perdem até 14% mais calorias do que as sedentárias, o que acaba protegendo-as da obesidade a longo prazo. O estudo foi publicado na revista especializada PLOS One.

A pesquisa mediu o gasto de energia de crianças de quatro a seis anos por uma hora, enquanto elas realizavam três atividades diferentes: brincar sentadas com brinquedos, color e assistir TV. Enquanto a criança mais inquieta movimentou-se cerca de 53 vezes (levantando, sentando ou correndo), o mais sedentário dos participantes mudou de posição apenas 11 vezes.

Leia também   Sesc oferece mamografias gratuitas no Setor Hospitalar Sul

Ao fim do experimento, os pesquisadores estimaram que os mais inquietos queimaram 14% mais calorias do que os mais sedentários ou um décimo a mais de calorias por minuto. Em um ano, esse resultado pode significar uma perda de cerca de 22 mil calorias para as crianças mais ativas, algo próximo de 3 kg.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 13% dos meninos e 10% das meninas entre 5 e 19 anos estão obesos ou com sobrepeso no Brasil. Estudos do órgão apontam que uma criança obesa tem 75% mais chances de tornar-se um adolescente obeso, enquanto adolescente obesos têm 89% de chance de serem adultos obesos. Estar acima do peso é um fator de risco para doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Hábitos alimentares ruins na infância seriam a principal causa de obesidade infantil.

Leia também   Tipo de parto afeta o sistema imunológico das crianças, diz estudo

Fonte: Metrópoles

Read Previous

Pessoas otimistas dormem mais e melhor, segundo pesquisa científica

Read Next

Parque da Cidade passa por obras de revitalização

error: Content is protected !!