• 04/05/2024

GDF vai ampliar rede de saúde até 2021 Hospitais, centros de atenção psicossocial e UBSs estão entre as obras previstas

Hospitais, centros de atenção psicossocial e UBSs estão entre as obras previstas

O Governo do Distrito Federal vai ampliar, até 2021, a estrutura da rede pública de saúde. Serão construídos hospitais, unidades básicas de saúde (UBS) e centros de atenção psicossocial. As novas obras, algumas previstas ainda para este ano, foram definidas em reunião entre o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e o presidente da Novacap, Fernando Leite.

No encontro, foram revisados todos os projetos que a Secretaria de Saúde havia encaminhado para a Novacap, incluindo novas edificações e reformas de unidades da rede. Foram, ainda, revistos os orçamentos dos novos prédios, dos contratos de manutenção e das reformas.

Entre as novas unidades de saúde está a construção do hospital oncológico, que vai ampliar a rede de atendimentos aos pacientes com câncer no DF. Atualmente, os atendimentos nessa especialidade são feitos nos hospitais  de Base, de Taguatinga, Universitário e  da Criança. A licitação já foi aberta e 11 empresas participam da fase de habilitação. O contrato para execução da obra deve ser assinado ainda neste ano.

Leia também   Umidade do ar volta a cair no DF neste domingo; temperatura chega a 34ºC

Está prevista também a construção do hospital da região de saúde centro-sul, no Guará. O complexo hospitalar será composto por cinco blocos. Profissionais da engenharia clínica da Secretaria de Saúde deverão integrar a equipe da Novacap para a finalização do projeto.

Atenção Primária

Para fortalecer a atenção primária, novas unidades básicas de saúde estão em construção. Uma delas é a UBS da QR 2, na Ceilândia. A obra, priorizada pelo governador Ibaneis Rocha, deve ser concluída em março de 2021. Outra UBS em construção é a do Jardim Botânico, que já tem mais de 50% da obra concluída.

Leia também   Temperatura no Distrito Federal deve chegar aos 30°C neste sábado

Paranoá Parque e Vale do Amanhecer também receberão novas estruturas de saúde ampliando a cobertura de Estratégia de Saúde da Família. Já o projeto de construção da UBS do Buritizinho receberá recursos ainda este ano para que a obra seja entregue em 2021.

Também está prevista a construção de três novos centros de atenção psicossocial (Caps) nas regiões administrativas de Ceilândia, Taguatinga e Guará. Essas obras estão entre as prioridades definidas pela Secretaria de Saúde e Novacap. Os recursos virão do próprio orçamento do GDF e por meio de convênio com o Ministério da Saúde e com a Caixa Econômica Federal, além de emendas parlamentares.

As reformas

A reforma do pronto-socorro do Hospital Regional de Brazlândia está entre as novas obras previstas, bem como a modernização da subestação de energia do hospital. Essas obras já estão na fase de cotação de preços.

Leia também   Mais 92 famílias terão casa própria em Samambaia

No Gama, ainda este ano, deve ser dado andamento à reforma da UBS 7.  Também deve ter continuidade o projeto para reforma da Fundação Hemocentro de Brasília, que aguarda a aprovação de convênio de financiamento pela Caixa Econômica Federal.

Estão previstas a reforma nas alas de Fissurados e de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte, e a ampliação do laboratório e do banco de sangue do Hospital Regional de Planaltina.

Os projetos contam com  recursos do Ministério da Saúde, da Caixa Econômica Federal e de emendas parlamentares, tanto da esfera federal quanto distrital.

(Agência Brasília)

Read Previous

LUTO NA ABBP | Morre Ricardo Noronha, aos 62 anos

Read Next

Governador Ronaldo Caiado manifesta pesar pela morte do jornalista e ex-deputado Ricardo Noronha