• 04/04/2025

Manutenção de vias é reforçada por 35 compactadores

Os equipamentos estão trabalhando nas ruas de treze cidades. Governo investiu R$ 7 milhões na aquisição do maquinário

Desde a semana passada, 35 novos rolos compactadores adquiridos pela Companhia Urbanizadora de Brasília (Novacap) estão sendo distribuídos para reforçar os serviços de tapa-buracos em todas as administrações regionais. Importados da Suécia, o maquinário é fundamental no trabalho de colocação e restauração do asfalto em vias públicas.

O objetivo do GDF é, com o reforço dos equipamentos, continuar melhorando a qualidade de vida da população em seus deslocamentos diários. Os novos compactadores possuem tecnologia de ponta e sistema de iluminação noturna, propiciando segurança para os operadores e para as equipes de trabalho. Para adquirir os equipamentos, o governo investiu R$ 7 milhões.

“Deixar a massa asfáltica para ser compactada apenas pelos carros e sem os rolos compactadores acaba gerando infiltrações e novos buracos, comprometendo camadas inferiores do pavimento, fazendo com que tenha de se remover toda a capa asfáltica para ser recuperada”, explica o gerente de projetos da Novacap, Cristiano Rodrigues da Silva. Além de ruas asfaltadas, os “rolinhos” podem ser utilizados para fazer compactação de base de calçadas, recuperação de calçamentos e pequenos estacionamentos.

Leia também   Distritais se reúnem em sessão extraordinária para ler requerimento de instalação da comissão que vai investigar os atos antidemocráticos

Esta semana, cinco dos novos rolos compactadores estão em Ceilândia onde, com o apoio da Administração Regional, cumprem um papel fundamental na operação “buraco-zero” em diversas ruas da cidade. A missão é uma determinação do governador Ibaneis Rocha e é integrada a todas as regiões administrativas. “Conforme a massa asfáltica é cedida pela usina da Novacap, estamos dando prioridade aos pontos mais críticos da região”, afirma o administrador regional da cidade, Marcelo Piauí.

Os novos equipamentos estão distribuídos em serviços por outras doze regiões administrativas: Guará, Gama, SCIA, Estrutural, Vicente Pires, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal, Santa Maria, Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo.

Leia também   Obra do Hospital de Campanha de Ceilândia é entregue à Secretaria de Saúde

O presidente da Novacap, Fernando Leite, exaltou a compra dos novos equipamentos e a contribuição que irão acarretar na manutenção das vias públicas do DF: “Simbolizam um gesto simples mas objetivo, de continuar tendo uma Brasília moderna, bonita e, principalmente, bem cuidada. Além de representarem o gesto de governo de dotar as administrações regionais de equipamentos modernos e práticos para que nossas pistas se mantenham em boas condições”.

Reforço e autonomia

Outra região administrativa que vai receber a ajuda dos novos compressores é São Sebastião. “Temos agora a possibilidade de cumprir com essa determinação do governador de atingir o buraco zero”, comemora o administrador da regional, Alan Valim. “Com um rolinho, teremos mais autonomia, porque temos equipe própria para realizar o tapa buraco”, ressalta.

Leia também   TRF-1 garante ao GDF poder de decidir sobre a retomada das atividades

O GDF Presente, programa de manutenção urbana que integra diversos órgãos do governo local, também será diretamente beneficiado pela aquisição dos equipamentos. “Os novos rolos compactadores vêm para suprir a necessidade de realizarmos um serviço de tapa-buraco de qualidade. Todos os administradores regionais estão muito felizes, cada equipamento desses que será emprestado traz um estímulo muito grande para a melhoria dos serviços”, ressalta o secretário de Governo, José Humberto Pires.

(Agência Brasília)

Read Previous

Renda Cidadã, substituto do Bolsa Família, deve ser apresentada hoje

Read Next

O FINO DA POLÍTICA | Os bastidores da política brasileira