Os inibidores de apetite, tanto naturais quanto os remédios da farmácia, agem fazendo com que a sensação de saciedade se prolongue por mais tempo ou reduzindo a ansiedade que aparece quando se está fazendo dieta.
Leia Mais
Alimentos que aumentam a serotonina (e garantem o bom humor)
Alguns exemplos de inibidores naturais do apetite são a pera, o chá verde ou a aveia, enquanto os principais remédios incluem a sibutramina, que é vendida na farmácia, ou o 5HTP, que é um suplemento natural.
1. Alimentos
Dentro os principais alimentos que inibem o apetite e a fome, estão:
- Pera: por ser rica em água e fibras, a pera alivia a vontade de comer doces e prolonga a sensação de saciedade no intestino, pois sua digestão é lenta;
- Chá verde: é rico em flavonoides, polifenóis, catequinas e cafeína, substância que ativam o metabolismo, reduzem a inflamação no organismo e auxiliam na queima de gorduras;
- Aveia: é rica em fibras que aumentam naturalmente a saciedade e melhoram a flora intestinal, além de estimular a produção de serotonina, o hormônio do bem estar.
Além disso, os alimentos termogênicos também ajudam a aumentar o metabolismo e favorecer a queima de gordura, como a pimenta, a canela e o café.
2. Suplementos naturais
Os suplementos naturais geralmente são vendidos na forma cápsulas e são criado a partir de plantas medicinais:
- 5 HTP: é feito a partir da planta africana Griffonia Simplicifolia, e ajuda a reduzir o apetite por aumentar a produção de serotonina e ainda auxilia no controle de outros problemas, como insônia, enxaqueca e sintomas da menopausa.
- Picolinato de Cromo: o cromo é um mineral que melhora a sensibilidade à insulina, favorecendo um melhor controle do açúcar no sangue e reduzindo a sensação de fome. Ele também pode ser encontra em alimentos como carnes, peixes, ovos, feijão, soja e milho.
- Spirulina: é uma alga natural conhecida como um super alimento por ser rica em fibras, proteínas e diversas vitaminas e minerais que melhoram o metabolismo e reduzem a vontade por doces. Pode ser encontrada em pó ou em cápsulas;
- Agar-agar: é um suplemento natural feito de algas marinhas que é rico em fibras e, quando ingerido com água, leva à formação de um gel no estômago que aumenta a sensação de saciedade.
Estes suplementos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e algumas farmácias. Além disso, nestes locais também é possível encontrar outros remédios que possuem vários desses componentes misturados com fibras e que têm o mesmo efeito. Alguns exemplos são: o Slim Power, o ReduFit ou o Fitoway, por exemplo.
3. Remédios de farmácia
Estes medicamentos podem ser comprados na farmácia e só devem ser tomados de acordo com a orientação do médico:
- Sibutramina: é usada para reduzir a fome e controlar o humor, evitando picos de ansiedade que levam à compulsão alimentar.
- Saxenda: é um remédio injetável que regula a fome, a produção hormonal no cérebro e ajuda a controlar a glicemia, que é o açúcar no sangue;
- Victoza: é usado principalmente para controle de diabetes, mas também tem como efeito auxiliar na perda de peso;
- Belviq: aumenta os níveis de serotonina no cérebro, que é o hormônio do bem estar, diminuindo o apetite e aumentando a saciedade.
É importante lembrar que todos estes medicamentos podem trazer efeitos colaterais perigosos para a saúde e, por isso, só devem ser usados de acordo com a prescrição do médico.
(Portal Tua Saúde)