• 29/04/2024

Agências do INSS vão reabrir na segunda; veja como será o funcionamento

Atendimento só será realizado mediante agendamento prévio

Depois de quase seis meses fechadas, as agências do INSS vão reabrir na próxima segunda-feira. Em um primeiro momento, o horário de funcionamento será parcial, das 7h às 13h.

Além da restrição do tempo, os atendimentos serão feitos exclusivamente para segurados e beneficiários que agendaram previamente e para serviços que não podem ser feitos remotamente, como perícia médica e outros, como o cumprimento de exigências, reabilitação profissional, avaliação social e justificativa administrativa.

O INSS pede para que os beneficiários evitem chegar muito antes do horário de agendamento para evitar aglomeração.

Para agendar o atendimento, os beneficiários poderão usar o aplicativo “Meu INSS” ou ligar no 135, que continuarão funcionando também para atendimento remoto.

— (Será) uma retomada consciente, uma retomada que vai ser feita de maneira absolutamente pensada e repensanda, ela será gradual. Não serão todos os serviços oferecidos, mas sim o nosso compromisso, compromisso do governo do presidente Jair Bolsonaro, de oferecermos ao público os serviços essenciais para que eles possam fazer o exercício de sua cidadania, disse o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal

Leia também   Após alta do arroz, entenda por que crise econômica deixará preços estáveis

Em um primeiro momento, 547 agências estarão abertas, mas, segundo o presidente do INSS, Leonardo Rolim, serão as maiores

— A capacidade e o potencial de atendimento será bastante representativo. É uma abertura progressiva, neste primeiro momento focado apenas nos serviços que necessitam do atendimento presencial.

Segundo Bianco, o objetivo do governo não é abrir o máximo de agências, mas de abrir conforme mais agências se adaptarem aos protocolos de segurança.

— Mesmo que agência não abra continuaremos prestando todos os serviços como tem sido feito durante toda a pandemia de maneira remota.

Existem em torno de 1.600 agências no país das quais 547 já estão preparadas para abrir, com todas as adaptações necessárias, como álcool gel e disponibilização de máscaras. O presidente do INSS explica que esse número é dinâmico e pode mudar de dia para dia, dependendo da adequação de cada agência. A lista das unidades abertas estará disponível no site, no aplicativo e também por telefone, no 135.

Para entrar nas agências, o uso de máscara será obrigatório e as pessoas precisarão passar por uma aferição de temperatura na entrada. Caso a temperatura estiver dentro na normalidade, o beneficiário será orientado sobre o uso do álcool gel, a necessidade de distanciamento social de 1 metro e a obrigatoriedade do uso da máscara.

Leia também   Com ômicron, Brasil tem janeiro mais mortal desde 2003

Se o termômetro marcar mais do que 37,5ºC, a pessoa não poderá entrar no recinto. Ela será orientada a procurar atendimento médico e a reagendar o serviço.

Já os trabalhadores do INSS serão orientados a usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e também terão suas temperaturas checadas. No caso de febre, a pessoa também será orientada a procurar um médico e permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias ou até um resultado negativo do teste para Covid-19.

Veja como acessar o Meu INSS

  • A central de serviços Meu INSS pode ser acessada por meio do site meu.inss.gov.br. A senha inicial pode ser conseguida pelo próprio portal após responder a perguntas.
  • É preciso informar nome e CPF (campos obrigatórios), além de endereço de e-mail e número de telefone (informações opcionais). Durante o processo de inscrição, o cidadão terá que confirmar o nome da mãe, assim como seu dia e seu mês de nascimento.
  • O cadastramento depende ainda da confirmação de informações trabalhistas e previdenciárias do cidadão. Neste caso, é preciso escolher a opção correta sobre a última empresa onde trabalhou recolhendo para a Previdência Social, o ano em que ingressou nessa companhia e até se recebeu benefício do INSS nos últimos cinco anos.
  • Terminada esta etapa, o interessado recebe um código de validação enviado por SMS ou um link por e-mail. A partir daí, pode cadastrar sua senha de acesso.
  • Anote a senha inicial. Ela será necessária para cadastrar sua senha definitiva, que deverá conter, pelo menos, nove caracteres com uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número, no mínimo. Após ser cadastrado, o segurado deverá clicar em “Entrar”. Uma tela do portal gov.br se abrirá para informar o CPF e a senha.
  • Outra opção de acesso ao portal Meu INSS é acessar sites de Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi, a fim de obter uma senha inicial. As agências do INSS também oferecem esse serviço. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento telefônico 135.
  • Há a possibilidade de baixar o app Meu INSS também pelo smartphone. O aplicativo está disponível para celulares com sistema operacional Android. Para realizar o download, basta acessar a Google Play Store e clicar no botão “Instalar”.
Leia também   Já está acontecendo”, diz Caiado ao anunciar mais R$ 11 milhões da iniciativa privada para programa Juntos pelo Araguaia

( Agência O Globo)

Read Previous

FALSO JORNALISTA | PCDF descobre dono de blog que ameaçava políticos e autoridades do DF

Read Next

Vacinas contra a covid-19 enfrentam desconfiança de parte da população