Nesta quinta-feira (27), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) foi inocentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no processo movido pelos candidatos derrotados nas eleições de 2018, Rodrigo Rollemberg (PSB) e Fátima Sousa (Psol). Os dois esquerdistas acusaram o atual governador de comprar votos e ter praticado abuso de poder econômico com promessas eleitoreiras.
O TSE absolveu Ibaneis Rocha por considerar que as promessas feitas durante o pleito eleitoral foram insuficientes para configurar crimes eleitorais, fora que não foram apresentadas provas das acusações realizadas pelos dois ex-candidatos da esquerda. O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) já havia decidido que Ibaneis era inocente, mas Rollemberg e Fátima Sousa não se deram por satisfeitos.
Em seu voto, o ministro relator do processo, Og Fernandes lembrou que a jurisprudência do Tribunal requer que sejam apresentadas provas contundentes, o que não foi o caso. Com isso, Ibaneis foi absolvido e não resta dúvidas que os dois “companheiros” queriam era fazer barulho ao invés de reconhecer que perderam no voto popular.
Segundo o advogado do governador Ibaneis Rocha, Bruno Rangel, o “Poder Judiciário se debruçou no tempo adequado sobre as acusações contra o governador, considerando regulares todos os atos praticados por ele durante a campanha”.
(