• 22/11/2024

GDF em ação contra a covid-19 e a violência

Durante o Agosto Lilás, secretarias da Mulher e de Governo distribuem máscaras para as feirantes e orientam sobre ajuda em caso de agressão.

Cada uma escolheu uma abordagem diferente para falar de um tema espinhoso: a violência doméstica e familiar contra a mulher. Laura preferiu entregar a máscara, falar da importância da proteção no combate ao coronavírus e, em seguida, pediu licença para ter mais uns minutos de atenção da mulher abordada. “Posso te falar um pouquinho sobre a violência de gênero?”, perguntava.

Já Dorinha preferiu ir direto ao ponto e disparava: “Você sabe que a mulher não está só, que ela pode melhorar o currículo, ter atendimento psicológico, ter acesso a serviços e telefones para denunciar as agressões sofridas por elas?”, dizia ela, que, em uma das conversas, conheceu a história de uma feirante que veio do Piauí, fugida do marido agressor. A moça garantiu que passaria todas as informações à irmã, que é protagonista da mesma tragédia.

Laura Albuquerque é chefe da Unidade Móvel, e Maria Dasdoria  de Freitas é gerente de Diversidade, da Secretaria da Mulher. Ambas participam da ação realizada pela SMDF e pela Secretaria de Governo para distribuir 14.500 máscaras de tecido, até o dia 30 de agosto. Durante esse período, serão realizadas visitas a 20 feiras do Distrito Federal e do Entorno.

Mas não só isso. Em virtude das comemorações dos 14 anos da Lei Maria da Penha e do Agosto Lilás – mês de conscientização, em todo o país, sobre a importância da prevenção e do enfrentamento da violência de gênero – durante a ação, a equipe de servidoras da Subsecretaria de Promoção da Mulheres, da SMDF, também estará à disposição para orientar e acolher as mulheres que precisarem de informações sobre como buscar ajuda em caso de sofrerem violência doméstica.

Leia também   “Como parlamentar, como presidente de partido, que defende os espaços da mulher, eu defendo muito que a mulher participe mais da política”, afirma Flávia Arruda

Elas serão apresentadas aos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceam), aos Núcleos de Atendimento à Família e Autores de Violência Doméstica (Nafavd) e a projetos como o Mulher, Você Não está Só, um canal de comunicação da secretaria com as vítimas de violência. Também serão incentivadas a pedirem socorro em casos de agressão física, psicológica, sexual, moral e até patrimonial, além aprenderem a denunciar os abusos por telefone ou de forma on-line.

“Estamos muito felizes com essa parceria com a Secretaria de Governo porque compreendemos que, durante o Agosto Lilás, essa é uma excelente oportunidade de estarmos junto à comunidade para, não só conscientizarmos sobre o uso das máscaras, mas podermos identificar as mulheres que estejam vivendo uma situação de violência e dar a elas as informações e orientações necessárias”, acredita a secretária da mulher, Ericka Filippelli.

 O desafio é protegê-las

Outra missão do projeto é alertar as feirantes sobre a importância do uso da máscara no combate ao coronavírus. A proposta é que elas sejam replicadoras das orientações recebidas a respeito da necessidade de uso dos equipamentos de proteção contra a doença, em casa, no ambiente de trabalho, para sua família e entre os colegas de trabalho. Além disso, a equipe irá reforçar a necessidade de elas se manterem protegidas durante o expediente nas feiras, locais onde se concentram um grande número de pessoas.

Leia também   Ministro convida investidores árabes a confiarem no Brasil

“Fiquei muito feliz de ver a unidade móvel da Secretaria da Mulher levando esses serviços, não só para as feirantes, mas para os clientes e usuários das feiras. Toda iniciativa que visa levar melhorias e benefícios ao cidadão é bem-vinda”, afirma Alexandre Yanez, Subsecretário de MobiliáriosUrbanos e Apoio às Cidades.

Gerente de Saúde e Educação da Secretaria da Mulher, Eliana Nunes abordava quem passava em frente à unidade móvel da SMDF, estacionada na Torre de TV. Entre outras informações, ela aproveitava o bate-papo para apresentar os cursos oferecidos pelo programa Oportunidade Mulher e reforçava: a autonomia financeira é um caminho para o empoderamento feminino.

A professora aposentada Mara Cristina de Souza, 53 anos, ficou interessada quando soube da oferta de capacitação gratuita. Durante a pandemia, ela começou a dar aulas de geografia e de história, como voluntária, para os alunos do Enem. Em isolamento, também aproveitou para fazer cursos on-line de espanhol e de culinária.

Leia também   Famílias carentes contam com R$ 31 milhões para compras de produtos

Quando soube do Oportunidade Mulher, quis saber como poderia aprender ou ensinar por meio do programa. Anotou as indicações e se despediu satisfeita. “O que sei fazer realmente é ensinar. Estamos sempre aprendendo também. Vivemos em um momento em que todos estão tão machucados que o mínimo que podemos fazer é ajudar também.”

SERVIÇO:

As visitas da unidade móvel serão de quarta a domingo, de 9h às 16h, até o dia 30 de agosto.

 CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

12/08 – FEIRA DOS IMPORTADOS DE TAGUATINGA

13/08 – FEIRA PERMANENTE DE BRAZLÂNDIA

14/08 – FESTA DA GOIABA DE BRAZLÂNDIA

15/08 – FESTA DA GOIABA DE BRAZLÂNDIA

16/08 – FESTA DA GOIABA DE BRAZLÂNDIA

19/08 – FEIRA PERMANENTE DA CIDADE ESTRUTURAL

20/08 – FEIRA PERMANENTE 210 DE SAMAMBAIA NORTE

21/08 – FEIRA PERMANENTE DO GAMA

22/08 – FEIRA PERMANENTE DE SÃO SEBASTIÃO

23/08 – FEIRA PERMANENTE DO NÚCLEO BANDEIRANTE

26/08 – FEIRA PERMANENTE DO RECANTO DAS EMAS

27/08 – FEIRA PERMANENTE DA M NORTE

28/08 – FEIRA MODELO 510 DE SAMAMBAIA SUL

29/08 – FEIRA DO GALPÃO CENTRAL DO GAMA DF

30/08 – FEIRA PERMANENTE DO RIACHO FUNDO II

(Agência Brasília)

Read Previous

Voluntário para testar vacina: ‘Correr risco para ajudar’

Read Next

Campanha educativa comemora o Dia dos Pais