Hoje, nossa abordagem vai ser emocional! Somos seres com emoções, cheios de sentimentos e temos um sistema que controla tudo isso: o sistema límbico. Ele é responsável pelas emoções e nossos comportamentos sociais. É um sistema complexo que orquestra o que sentimos e é dele que partem os sentimentos de tristeza, ansiedade, estresse e, também, os de alegria, prazer e euforia. É ele quem nos remete à uma lembrança quando sentimos um cheiro específico. Mas, antes mesmo da lembrança, vem o sentimento que está ligado a ela. É tudo muito rápido! Mais rápido até que o pensamento!
O sentido do olfato possui uma ligação direta com o sistema nervoso central, que estimula o sistema límbico. Agora, vamos descobrir um pouco como isso ocorre. As moléculas aromáticas complexas dos óleos essenciais, depois de inaladas, viajam pelo sistema olfatório e excitam nossos nervos olfativos, que levarão impulsos elétricos ao nosso centro de controle emocional. Lá, atuarão de modo que trará à tona, rapidamente, sentimentos positivos que elevam o humor ou proporcionam calmaria para os momentos de estresse e ansiedade. Parte das moléculas fará acesso ao nível celular, sendo absorvidas pela corrente sanguínea, atingindo os tecidos. Essa absorção junto ao controle emocional, pode proporcionar também a desaceleração dos batimentos cardíacos ou a diminuição da pressão arterial, quando estes estiverem alterados em virtude de sentimentos de tensão ou ansiedade. Existem diversos estudos que comprovam a eficácia dos óleos essenciais como alternativa complementar ao tratamento contra depressão e ansiedade, e já são utilizados em hospitais e clínicas para controle da dor e dos sentimentos de ansiedade.
Como utilizar? Pingue uma gota do óleo essencial na palma das mãos, friccione uma mão na outra, leve ao nariz e inale profundamente. Sinta o aroma e respire devagar. A sensação é magnifica!
Veja abaixo outras sugestões de óleos:
– Óleo de hortelã pimenta: para despertar.
– Óleo de laranja ou tangerina: para elevar o humor e promover os sentimentos bons.
– Óleo de olíbano: para tranquilidade.
– Óleo de lavanda: para trazer calma.
– Óleo de bergamota: para equilíbrio.
– Óleo de mirra: para meditar.
– Óleo de Ylang Ylang: para despertar desejos.
Temos um mundo de muitas possibilidades, que traz inúmeros benefícios ao nosso bem-estar físico e emocional. Esse é o mundo dos óleos essenciais. Se permita!
Te convido a conhecer mais sobre os potenciais benefícios dos óleos essenciais. Visite o nosso Instagram @doterra.oillovers.
*Verusca Gomes é consultora de óleos essenciais e parceira do Destaque DF