Lucilene Florêncio foi a entrevistada desta terça-feira (23) da sala de imprensa da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno (ABBP). Superintendente da Região de Saúde Oeste, a médica ginecologista e obstetra é a responsável por cuidar das Regiões Administrativas de Ceilândia, Brazlândia e Pôr do Sol/Sol Nascente.
A cidade de Ceilândia é a região mais populosa do Distrito Federal, a médica explicou os motivos pelo qual atualmente possui o maior número de casos confirmados e mortes pela Covid-19. Segundo Lucilene, um dos fatores de crescimento da contaminação do vírus na cidade se dá pela situação de vulnerabilidade social e a grande quantidade de trabalhadores informais.
Na visão da Drª Lucilene, o pico da pandemia ainda não ocorreu e, por isso, a Secretaria de Saúde, juntamente com outros órgãos do governo do Distrito Federal, tem o desafio de conscientizar a população sobre os cuidados a serem tomados e cuidar daqueles que se contaminaram, bem como sua família. Para isso, a Secretaria de Saúde tem solicitado aos pacientes com Covid-19 que assinem um termo de responsabilidade para que fiquem isolados dos demais familiares.
“Hoje as equipes de estratégia do Saúde da Família, juntamente com a vigilância epidemiológica, estão usando o contato telefônico para acompanhar as famílias com caso positivo”, revelou Lucilene.
Atualmente, a Região de Saúde Oeste conta com 81 equipes do Programa Saúde da Família, sendo que 68 são destinadas para atender Ceilândia.
“Sem dúvida, é a grande base o alicerce do cuidado é fortalecer o Saúde da Família”, afirmou a gestora.
Confira a entrevista na íntegra:
Por Fabiana Oliveira